Reflexões sobre a disciplina de estágio curricular obrigatório I e II do curso de licenciatura em dança da UFG

  • Valéria Maria Chaves de Figueiredo Universidade Federal de Goiás
  • Warla Giany de Paiva Universidade Federal de Goiás

Resumo

Este trabalho busca apresentar um panorama da implementação da disciplina Estágio Curricular Obrigatório I e II, do curso de licenciatura em dança da Universidade Federal de Goiás – UFG, ministrada, no 5º e 6º períodos, no primeiro e segundo semestre de cada ano. Busca-se com isso apontar e tecer reflexões relativas às várias transformações ocorridas ao longo da disciplina no que concerne sua estrutura e organização, bem como, mudanças significativas que as mesmas tem provocado nos campos de estagio. As atividades da disciplina iniciaram em 2013. O estágio I e II acontecem em um mesmo campo de estágio, no qual, o primeiro momento é voltado para a investigação em torno dos aspectos que compõem a gestão escolar, projeto político pedagógico, currículo e as teorias pedagógicas. E no segundo momento, aos estudos sobre propostas pedagógicas para o ensino de dança em ambiente escolar com ênfase na regência. No decorrer desse processo observamos mudanças nos campos de estágio e na própria instituição formadora, revelando uma complexa trama política, educacional e social. Esta teia de tensões propiciou o desejo e a necessidade de uma reflexão mais sistemática da disciplina objetivando acompanhá-la em seus primeiros anos de implementação levantando as potencialidades, os aspectos desafiantes e problematizadores. Utilizamos como referencial teórico estudos de Paulo Freire, Demerval Saviani, Ilma Passos, Marli André, Karenine Porpino, entre outros.

Referências

ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagem. Petrópolis: Vozes, 2000.

CIVIATTA, Lucas. O passo: música e educação. Rio de Janeiro: s/editora: 1996.

FIGUEIREDO, Valéria. A dança, a escola e seus diferentes espaços e tempos. In FÓRUM TEMÁTICO: Dança na Educação Básica. Dança, Salvador, v. 2, n. 2, p. 81-92, jul./dez. 2013.

FONSECA, Marília. O Projeto Político-Pedagógico e o Plano de Desenvolvimento da Escola: duas concepções antagônicas de gestão escolar. Caderno Cedes, Campinas, v. 23, n. 61, p. 302-318, dezembro 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v23n61/a04v2361.pdf

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1987.

FREITAS, Luis Carlos de. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática. Campinas: Papirus, 1995.

MARQUES, Isabel. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

MENDONÇA, Sueli Guadelupe de Lima. A crise de sentidos e significados na escola: a contribuição do olhar sociológico. Caderno Cedes, Campinas, vol. 31, n. 85, p. 341-357, set.-dez. 2011.

OSINSKI, Dulce. Arte, história e ensino: uma trajetória. São Paulo: Cortez, 2001.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Dança e currículo. In: SALTO PARA O FUTURO Dança na escola: arte e ensino. Ano XXII - Boletim 2 - Abril 2012, p. 9-15. (Tv Escola) PPP - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Curso de Dança. Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás, 2011.

READ, H. A educação pela arte. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

SALTO PARA O FUTURO. Dança na escola: arte e ensino. Ano XXII - Boletim 2 Abril 2012. (Tv Escola)

SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. São Paulo: Cortez, 1991.

STRAZZACAPPA, Márcia. Entre a Arte e a Docência: A Formação do Artista da Dança. Campinas: Papirus, 2006.

TOURINHO, Lígia. Trio - Jogo Coreográfico: Processo de criação e performances. In Tempos de Memórias: vestígios, ressonâncias e vibrações. Anais do VII Congresso da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas – Abrace. Outubro, 2012.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto Político-Pedagógico: novas trilhas para a escola. In: FONSECA, Marília; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. As dimensões do Projeto PolíticoPedagógico. São Paulo: Papirus, 2001.

Seção
Poéticas descoloniais no espaço urbano/público - ocupações, deambulações, intervenções no espaço urbano/público