O Fluxo dos Sentidos na dança performativa

Mariana Dias Jorge

Resumo


O artigo aborda a intervenção performativa “Coraci”, criada no Método BPI (BailarinoPesquisador-Intérprete) e realizada em diferentes espaços urbanos. O foco está na importância do treinamento da “Técnica dos Sentidos” e conseqüente contato com o “Fluxo dos Sentidos”, evidenciados nesse processo criativo. Esses conceitos compõe as ferramentas do Método e dão suporte a uma dança construída a partir da percepção e reconstrução de fluxos emocionais e imagéticos decorrentes das experiências vivenciadas em todo o processo.

Palavras-chave


Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). Dança performativa. Técnica dos sentidos.

Texto completo:

PDF

Referências


AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ações. Porto Alegre: Artes Médica, 1990.

DAWSEY, John C; MULLER, Regina; MONTEIRO, Marianna. Antropologia e performance: ensaios napedra. São Paulo: Terceiro nome, 2013.

GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1995.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. A descoberta do fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

MÜLLER, Regina Pólo. Ritual e performance artística contemporânea. In: TEIXEIRA, J. L. C. (Org.) Performáticos, performance e sociedade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996, p. 43-46.

RODRIGUES, Graziela. Bailarino Pesquisadora Intérprete - Processos de Formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

________O Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete) e o Desenvolvimento da Imagem Corporal: Reflexões que Consideram o Discurso de Bailarinas que Vivenciaram um Processo Criativo Baseado neste Método. Tese de doutorado apresentado no Instituto de Artes da Unicamp, Campinas, SP. 2003.

________As Ferramentas do BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete). In: Anais do I Simpósio Internacional e I Congresso Brasileiro de Imagem Corporal, ISBN: 9788599688120.UNICAMP. Campinas, SP. 2010a.

SCHECHNER, Richard. Pontos de contato entre o pensamentoantropológico e o teatral.Cadernos de Campo, São Paulo, n.20, p. 213-236, 2011.

SETENTA, Jussara Sobreira. O fazer-dizer do corpo: dança e performatividade. Salvador: EDUFBA, 2008.

TURNER, Victor. O Processo Ritual. Petrópolis: Vozes, 1974.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2176-9516

Fomento à pesquisa e apoio