Criando e escrevendo dança estimulado pela arquitetura de Zaha Hadid

  • Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda niversidade Federal de Pernambuco

Resumo

A pesquisa trata da criação em dança contemporânea inspirada pela obra da arquiteta Zaha Hadid. Seguindo a abordagem da Prática como Pesquisa, o processo artístico – o corpo dançante no espaço – agencia a pesquisa, transversalizando Estudos Coreológicos, estudos da dança, arquitetura, artes visuais e performance, revelando seu aspecto processual e valorizando o campo da dança como articulador de relações interartísticas e interdisciplinares.

Biografia do Autor

Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda, niversidade Federal de Pernambuco
Universidade Federal de Pernambuco; Professor Assistente DE. Universidade Federal da Bahia; Programa de PósGraduação em Artes Cênicas.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Terra e os Devaneios do Repouso. Tradução Paulo Neves da Silva – 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

______. O Ar e os Sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. Tradução Antônio de Pádua Danesi – 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2001.

______. A Poética do Espaço. Tradução Antônio de Pádua Danesi – 2ª ed. – São Paulo: Martins Fontes, 2008.

BANES, Sally. Writing Dancing in the Age of Postmodernism. Middletown: Wesleyan University Press, 1994.

DELEUZE, Gilles. “Mediators”. Tradução M. Joughin. In: Crary, J; Kwinter, S. (ed.) Zone 6: Incorporations. New York: Zone, 1992, pp. 281-94.

______. Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

DERRIDA, Jacques. Force and Signification. In: Writing and Difference. Londres: Routledge, 2008.

DESMOND, Jane C. “Corporalizando a Diferença: questões entre dança e estudos culturais”. Tradução Mariângela de Mattos Nogueira, Revisão Técnica Daniela Maria Amoroso. In: Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, Vol. 2, No 2. (2013). Salvador: UFBA, 2013.

FERNANDES, Ciane. “Em Busca da Escrita com Dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística”. In Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, Vol. 2, No 2. (2013). Salvador: UFBA, 2013.

GARRETT BROWN, Natalie. “The Inter-subjective Body”. In REEVE, S. (ed.) Nine Ways of Seeing A Body: Body & Performance. UK: Triarchy Press, 2013.

GIL, José. Movimento Total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

LABAN, Rudolf. Domínio do Movimento. São Paulo: Summus, 1978.

______. Choreutics. Alton: Dance Books, 2011.

LOUPPE, Laurence. Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

MONTEIRO, Marianna. Noverre: Cartas sobre a Dança. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998, p. 185.

ROY, Sanjoy (ed.). White Man Sleeps: creative insights. Londres: Dance Books, 1999.

SCHUMACHER, Patrick. “The Skyscraper Revitalized: Differentiation, Interface, Navigation”. In CELANT, Germano; RAMÍREZ-MONTAGUT, Mónica (org.). Zaha Hadid. Catálogo de exposição do Guggenheim Museum, New York. New York: Guggenheim Museum Publications, 2008, pp. 39-44.

SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. The Corporeal Turn: an interdisciplinary reader. Exeter e Charlottesville: Imprint Academic, 2009.

______. The Phenomenology of Dance. Filadélfia: Temple University Press, 2015.

STERN, Daniel N. The Interpersonal World of the Infant. New York City: Basic Books, 1985.

Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança