Conjuctio oppositorum

  • Lidia Olinto

Resumo

O presente trabalho tem como foco apresentar a tese recentemente defendida, cujo tema central é a noção de Conjuctio oppositorum, termo usado por Jerzy Grotowski para expressar o entrelaçamento paradoxal entre estrutura e espontaneidade no trabalho cênico. A tese foi dividida em três partes. Na Parte I, chamada Conjuctio oppositorum, faz-se uma análise histórica e revisão bibliográfica do tema. Na Parte II, o Parateatro, são analisados os projetos realizados pelo Teatro Laboratório – grupo polonês liderado por Jerzy Grotowski – no período que vai de 1970 a 1982. E na Parte III, denominada Conjuctio oppositorum no Parateatro, as partes I e II se articulam através da análise do paradoxo estrutura-espontaneidade nas propostas parateatrais. O objetivo é explorar como no Parateatro, onde aparentemente não havia nenhuma ‘estrutura’, ‘partitura’, ainda assim a dimensão da estrutura/forma/partitura se fez presente, se configurando de modos variados, porém sempre sutis.

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Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo