O paradoxo incorporado nas práticas de atuação

  • Ana Caldas Lewinsohn Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A cisão entre corpo-mente e o modo de pensar/viver no ocidente, de forma muitas vezes dualista, é fruto de influências desde Platão. A busca por uma outra forma de experiência, na qual corpomente estejam integrados e não façam parte de realidades opostas ou hierarquizadas, por um pensamento paradoxal, vem sendo desenvolvida por alguns pensadores desse século no ocidente. Já para as tradições e filosofias orientais, há milhares de anos o pensamento/prática paradoxal é uma questão irrevogável. O interesse de grandes pensadores/fazedores do teatro mundial por práticas tradicionais do Oriente não é uma novidade: Meyerhold, Mnouchkine, Stanislavski, Grotowski, Peter Brook, Eugenio Barba e Artaud, por exemplo, buscaram, em diversas culturas orientais, a assimilação de técnicas que iriam influenciar desde o modo de treinamento dos atores até a estética de suas composições de espetáculos teatrais. A partir da análise de práticas de workshops teatrais já realizados este texto pretende discutir fundamentos oriundos de tradições orientais como a yoga, a meditação e o conceito japonês irimi (“escolher a morte”) em desdobramentos práticos na preparação do ator, com foco na experiência do vazio, no saber incorporado paradoxal e no ciclo de viver e morrer na criação.

Biografia do Autor

Ana Caldas Lewinsohn, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Artes, professora adjunta da Licenciatura em Teatro e do PPGARC, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo Sacer: O Poder Soberano e a Vida Nua. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

FABIÃO, Eleonora. Corpo Cênico, Estado Cênico. Revista Contraponto. Univali, Santa Catarina, V. 10, 2010. http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/2256 Acesso: 15/10/2012.

FELDSHUH, David. Zen and the Actor. In: The Drama Review: TDR, Vol. 20, No. 1, Theatre and Therapy (Mar., 1976), pp. 79-89. URL: http://www.jstor.org/stable/1145041 - Acesso: 07-04-2016

FERRACINI, Renato. Ensaios de Atuação. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2013.

FERRACINI; RABELO, Flávio. Recriar Sempre. Research Journal / Revista de Pesquisa em Arte. V. 1/2, 2014.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes, 1987.

_____. Tecnologias de Si. Verve, n. 6, 2004.

GIL, José. Abrir o Corpo. In: Corpo, Arte e Clínica. FONSECA, Tania MaraGalli; ENGELMAN, Selda Engelman (Orgs.). Porto Alegre: Ed.UFRGS, 2004.

HERRIGEL, Eugen. A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen. Tradução de J. C. Ismael. São Paulo: Editora Pensamento, 2011.

LABAKI, Aimar; VÁSSINA, Elena. Stanislávski: Vida, Obra e Sistema. Rio de Janeiro: Funarte, 2015.

LEIBNIZ, Gottfried Wilhelm. Novos Ensaios sobre o entendimento humano. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 2000.

LEWINSOHN, Ana Caldas. Metáforas de Trabalho no Território de Criação: Provocações do Corpo-em-Arte na Preparação do Ator. Tese de Doutorado em Artes da Cena, UNICAMP, 2014.

LISPECTOR, Clarice. Todos os Contos. Org. Benjamim Moser. Rio de Janeiro: Rocco, 2016.

PELBART, Peter Pál. Biopolítica. Revista Sala Preta. V. 7. N.1., 2007.

QUILICI, Cassiano Sydow. Meditação e técnica. In: SOARES, Marília Vieira; ANDRAUS, Mariana Baruco Machado; WILDHAGEN, Joana (orgs). Mitos e Símbolos na Cena Contemporânea: Interlocuções oriente-ocidente. Judiaí: Paco Editoria, 2014.

SAOTOME, Mitsugi. AIKIDO e a Harmonia da Natureza. Tradução Gilson César Cardoso de Souza. São Paulo: Editora Pensamento, 1993.

SOARES, Marília Vieira; ANDRAUS, Mariana Baruco Machado; WILDHAGEN, Joana. Mitos e Símbolos na Cena Contemporânea: Interlocuções oriente-ocidente. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

SUZUKI, Daisetz Teitaro. A Doutrina Zen da Não Mente. São Paulo: Editora Pensamento, 1969.

TCHERKASSKI, Sergei. Fundamentals of the Stanislavsky System and Yoga Philosophy and Practice. Stanislavski Studies 1, February, 2012. Traduzido para fins didáticos por Laédio José Martins (Dez. 2014/Jan. 2015). Disponível em: http://stanislavskistudies.org/wpcontent/uploads/Sergei_Tcherkasski_Stanislavski_studies_1.pdf

UNO, Kuniichi. A gênese de um corpo desconhecido. Trad. Christine Greiner. São Paulo: n-1 Edições, 2012.

VARELA, Francisco J.; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor – A Mente Incorporada: Ciências Cognitivas e Experiência Humana. São Paulo: Artmed, 2003.

Seção
Cartografia de Pesquisas em Processo