A corponegritude - um processo cênico pedagógico

  • Jonas de Lima Sales

Resumo

Esta comunicação propõe-se mostrar uma metodologia de trabalho para o artista cênico, resultado de pesquisa de doutoramento. O processo exposto insere-se como uma proposta para a compreensão dos potenciais corpóreos constituídos nas expressões populares de matrizes negras para o processo criativo do artista cênico contemporâneo. Mostra-se como uma perspectiva de trabalho do artista da cena (ator, bailarino, performer) em diálogo com as tradições populares em suas elaborações estético-artísticas. Nessas descobertas, se inserem reverberações da cultura afrobrasileira que se revelam na expressão do corpo. A Corponegritude é o resultado do aprendizado corpóreo construído pelo artista cênico neste Processo Cênicopedagógico que conversa com as discussões de Negritude e Tradição.

Referências

GORJÃO, Idalina S. Ciências ou ciências da arte? In: Anais o Congresso de Arte portuguesa contemporânea. Instituto superior de artes plásticas da madeira. Funchal: Secretaria regional de educação, 1987.

INOCÊNCIO, Nelson Odé. Representação visual do corpo afrodescendente. In: PANTOJA, Selma. (org.) et alii. Entre Áfricas e Brasis. Brasília: Paralelo 15; São Paulo: Marco Zero, 2001.

LE BRETON, David. Antropologia do corpo e modernidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

LUZ, Marco Aurélio. Identidade negra e educação. Apud SANTOS, Inaycira Falcão. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arteeducação. Salvador: EDUFBA, 2002.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______________. A Natureza. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

MUNAGA, kabengele & GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. Col. Para entender. São Paulo: Global, 2006.

NANNI, Dionízia. Dança Educação – Princípios, métodos e técnicas. Rio de janeiro: 5ª edição: Sprint, 2008.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 2013.

PORPINO, Karenine de Oliveira. Dançar é educar: refazendo conexões entre corpo e estética. In: NÓBREGA, Terezinha Petrúcia da. Escritos sobre o corpo – Diálogos entre arte, ciência, filosofia e educação. Natal: EDUFRN, 2009.

RIBEIRO, Antônio Pinto. Questões Permanentes – ensaios escolhidos sobre cultura contemporânea. Lisboa: Cotovia, 2011.

RODRIGUES, Graziela. Bailarino – pesquisador – intérprete: processos de formação. Rio de Janeiro: Funarte, 1997, 2005.

SANTOS, Inaycira Falcão. Corpo e ancestralidade: uma proposta pluricultural de dança-arte-educação. Salvador: EDUFBA, 2002.

SODRÉ, Muniz. A verdade Seduzida – Por um conceito de Cultura no Brasil. Rio de Janeiro: CODECRI, 1983.

Seção
Hibridismos, interdisciplinaridades e práticas interculturais na cena expandida