A poética dos elementos e a imaginação material nos processos de criação do ator: diálogos latino-americanos

  • Robson Haderchpek UFRN

Resumo

O presente trabalho aborda os processos de criação do ator a partir da Poética dos Elementos (Terra, Água, Fogo e Ar) e do conceito de Imaginação Material proposto por Gaston Bachelard (2013). A discussão realizada neste artigo emerge da prática artística desenvolvida no Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN, que trabalha numa perspectiva laboratorial e cria seus espetáculos a partir de um mergulho no universo simbólico de cada ator. O Grupo fundamenta a sua práxis numa poética corporal, desenvolvida a partir de um treinamento psicofísico que tem como base os elementos da natureza, a mitologia pessoal e o jogo ritual. Nesta pesquisa partimos da premissa de que o Teatro é a arte do encontro (GROTOWSKI, 2011) e propomos a dramaturgia dos encontros, terminologia que vem sendo utilizada pelo Grupo Arkhétypos para designar um modo de conceber o processo artístico. É este modo de criar a cena a partir dos elementos da natureza que chamamos de Poética dos Elementos e a partir dele vimos dialogando com outros pesquisadores da América Latina. Esse diálogo vem acontecendo deste o Intercâmbio Latino Americano de Teatro Ritual realizado em abril de 2016 na UFRN e se revela agora como parte desta reflexão.

Biografia do Autor

Robson Haderchpek, UFRN
UFRN. Professor Adjunto; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas. Ator, diretor e pesquisador.

Referências

BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo, Martins Fontes, 2013.

____________________. A poética do devaneio. São Paulo, Martins Fontes, 2009.

BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. A Arte Secreta do Ator: Dicionário de Antropologia Teatral. São. Paulo: É Realizações, 2012.

BRONDANI, Joice Aglae. (org.) Grotowski: estados alterados de consciência: teatro, máscara, ritual. São Paulo: Giostri, 2015.

BÉLIÈRES, Patricia; CANCELA, Alejandro; SÁNCHEZ, Rodolfo. El cantante popular y la interpretación: Una proposta metodológica integradora de saberes. Buenos Aires: Melos, 2013.

CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

FEINSTEIN, David & KRIPPNER Stanley. Mitologia Pessoal: a psicologia evolutiva do self. São Paulo: Cultrix, 1992.

GROTOWSKI, Jerzy. Por um teatro pobre. Brasília: Teatro Caleidoscópio & Editora Dulcina, 2011.

GROTOWSKI, Jerzy; POLASTRELLI, Carla; FLASZEN, Ludwik. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Fondazione Pontedera Teatro, Editora Perspectiva, 2007.

HADERCHPEK, Robson Carlos. “O Ator, o Corpo Quântico e o Inconsciente Coletivo”. In: Revista Moringa - Artes do Espetáculo. João Pessoa: UFPB Departamento de Artes Cênicas, 2015. p. 119-135.

__________________________. The Art of Encounter: The Conference of the Birds in Vienna. Viena/Áustria: Universidade de Música e Artes Cênicas de Viena, 2015. Relatório da Pesquisa de Pós-Doutorado.

__________________________. “Teatro, Ritual e Liminaridade: O Processo de Criação do Espetáculo Aboiá”. In I Colóquio Internacional Interfaces do Imaginário: Educação Cinema e Religião – Anais do Colóquio. João Pessoa: Editora UFPB, 2013.

__________________________. “Aboiá: Teatro-Ritual e Física Quântica”. In Memória ABRACE Digital: Anais da VII Reunião Científica da ABRACE - Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, no GT Processos de Criação e Expressão Cênica, 2013.

__________________________. “Santa Cruz do Não Sei: O Simbólico, O Ritual e A Cena”. In Memória ABRACE Digital: Anais do VII Congresso da ABRACE – Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, no GT Processos de Criação e Expressão Cênica, 2012.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.

JUNG, Carl Gustav.. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2014.

JAPIASSU, Ricardo. Metodologia do Ensino do Teatro. Campinas, SP: Papirus, 2001.

LOPES, Joana. Pega Teatro. Campinas, SP: Papirus, 1989.

MARIZ, Adriana Dantas de. A Ostra e a Pérola: Uma visão antropológica do Corpo no teatro de Pesquisa. São Paulo: Perspectiva S.A, 2008.

QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: Teatro e Ritual. São Paulo: Ed. Annablume; Fapesp, 2004.

PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1999.

TURNER, Victor W. O Processo Ritual: estrutura e anti-estrutura. Tradução Nancy Campi de Castro. Petrópolis: Vozes, 1974.

Seção
Hibridismos, interdisciplinaridades e práticas interculturais na cena expandida