Literatura e poética da criação sonora para encenação: a parábola os cegos e o elefante, o surgimento do espectador-criativo e do neo-rapsodo (memórias e reflexões)

Resumo

Compartilhadas neste texto estão elocubrações sobre a criação sonora para encenação no Brasil, redigidas em um período de pandemia e isolamento social, apresentadas em duas partes: A primeira parte apresenta memórias, com base em uma experiência pessoal marcada por buscas, descobertas e experimentações, por erros e acertos, por encantamentos e decepções, frutos de uma jornada de rico aprendizado com mestres e anti-mestres, trilhada há décadas, dentro e fora da academia; a segunda parte apresenta reflexões, compartilhando perspectivas de um desafiador futuro da criação sonora que desponta no horizonte, mas que já está ao alcance de nossas webcams.

Biografia do Autor

Marcello Amalfi, Universidade de São Paulo / Université Paris 8 Universidade de Brasília
Músico de teatro, Pesquisador (Membro do grupo de pesquisas científicas Mousikê – textualidades dramático-musicais, registrado no CNPq desde 2004), Editor convidado da Revista Científica Dramaturgias - Quallis/CAPES A3 (LADI-UnB), Maestro da Ass. Cultura Inglesa SP, Professor de Pós-Graduação no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, Prof. Dr. na Universidade de Brasília, Prof. Dr. Colaborador na Universidade de São Paulo.

Referências

AMALFI, Marcello. A Macro-Harmonia da Música do Teatro: A relação criativa entre o compositor Jean-Jacques Lemêtre e a Encenadora Ariane Mnouchkine. ISBN: 978-85-8108-655-2 São Paulo: Ed. Giostri, 2015.

CATALUNHA, Robson. Release de O Híbrido. São Paulo, 2021.

FREIRE, Paulo. "A importância do ato de ler: em três artigos que se completam", São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989, p. 31

MOTA, MARCUS. A Matriz Rapsódica da Retórica: de Homero a Vieira. Caderno de Pesquisa do CDHIS | Uberlândia | vol. 31 n.2 | jul./dez. 2018 ISSN 1981-3090

MOTA, MARCUS. Audiocenas: integração entre som e imagem a partir da arte rapsódica homérica. In: Anais online XXV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. Vitória, 2015. Link: http://www.anppom.com.br/congressos/index.php/25anppom/Vitoria2015/paper/view/3515.

Publicado
2021-12-16
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas