Dançarino, ator ou circense? O corpo contemporâneo do artista de circo

  • Gabrielle Lei Polizzelli Universidade Estadual Paulista- UNESP

Resumo

Este artigo se propõe a compreender o estabelecimento do chamado Novo Circo, e, posteriormente, do circo contemporâneo, contextualizando seu surgimento de maneira histórica e refletindo acerca de sua relação com a criação das primeiras escolas de circo. Ao analisar a amplitude de possibilidades criativas estabelecidas a partir das individualidades subjetiva e corporal dos artistas nestes contextos, propiciada em parte através da hibridização entre dança, teatro e circo, o presente trabalho reflete teoricamente acerca das estéticas, poéticas e dramaturgias muitas encontradas nos processos criativos presentes no circo contemporâneo.

Biografia do Autor

Gabrielle Lei Polizzelli, Universidade Estadual Paulista- UNESP
Graduanda em licenciatura em Arte Teatro pelo Instituto de Artes da UNESP, artista e educadora circense.

Referências

BOLOGNESI, Mario Fernando. O corpo como princípio. Trans/Form/Ação, São Paulo, v. 24, n.1, p. 101-112, 2001. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2019

BORGES, Alluana Ribeiro Barcellos. Ensaios de um corpo circense. Rio de Janeiro: PUC-RIO, 2010. 113f. Dissertação (mestrado)- Programa de Pós Graduação em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

BORTOLETO, Marco Antônio Coelho; DUPRAT, Rodrigo Mallet. Educação física escolar: Pedagogia e didática das atividades circenses. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 2, p. 171-189, jan. 2007.

BURKE, Edmund. Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas idéias do sublime e do belo. Tradução, apresentação, notas: Enid Abreu Dobránszky. Campinas: Papirus: Editora da Universidade de Campinas, 1993.

BUTCHER, Emily. Treating the Trick: Choreographic Mechanics of Contemporary Circus. Middletown: Wesleyan University, 2017. 141 f. Tese (Bachelor of Arts with Departmental Honors in Dance)- Wesleyan University, Middletown, 2017.

CÉLINE, Par Pereira. La Figure des Corps Performants au Cirque Contemporain. Montreal: Université de Montréal, 2008. 92 f. Tese (maîtrise en communication option médiatique)- Département de Communication, Faculté des Arts et des Sciences, Université de Montréal, Montreal, 2008.

DAVID, Gwénola. Os acidentes da narrativa: uma poética do espaço-tempo. In: WALLON, Emmanuel (Org.). O circo no risco da arte. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 95-100.

DUARTE, Regina Horta. Noites circenses: espetaculos de circo e teatro em Minas Gerais no seculo XIX. 1993. 503f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 18 jul. 2018.

JACOBSEN, Louise Kaare. Contemporary Circus- in Between Performativity and Theatricality. Circostrada Network- Art Writers & Circus Arts, v. 2, p. 14- 17, ago. 2010.

KANN, Sebastian. Dissapearing acts: updating the contemporary circus. Circus Now, 2015. Disponível em: Acesso em: 05 mai. 2020.

_____________. Part 2- Dissapearing acts: updating the contemporary circus. Circus Now, 2015. Disponível em: Acesso em: 29 abr. 2020.

LACHAUD, Jean-Marc. Sob o risco da mistura. In: WALLON, Emmanuel (Org.). O circo no risco da arte. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 53-59.

LIEVENS, Bauke. Primeira carta aberta ao circo [First open letter to the circus]. In: Etcetera, 2015. Disponível em português em: Acesso em: 15 jun. 2020.

MARTIN, Christophe; LATTUADA, Francesca. Certa conivência. In: WALLON, Emmanuel (Org.). O circo no risco da arte. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 71-75.

PEIXOTO, Bianca Simões. Dança, circo e risco: diálogos na cena contemporânea. Revista Aspas, v. 3, n. 1, p. 85-95, 1 dez. 2013.

PENCENAT, Corine. Atleta, ator, artista? In: WALLON, Emmanuel (Org.). O circo no risco da arte. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 39-44.

SACCHI, Wellington. A identidade saltimbanco. Campinas: UNICAMP. 2009. 107f. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós Graduação em Multimeios, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

SKUSETH, Karoline. Not Necessarily Beautiful- a Newborn Circus Critic’s Confessions. Circostrada Network: Art Writers & Circus Arts, v. 2, p. 19-21, ago. 2010.

ŠTEFANOVÁ, Veronika. In Search of the Dramatic Composition: A Contemporary Circus Performance as a Structure of Signs. Performance Matters. v. 4, n. 1-2, p. 66-70. 2018. Disponível em: Acesso em: 20 mar. 2020.

ZACCARINI, John-Paul. Circoanalysis: Circus, Therapy and Psycho-analysis. Estocolmo: University of dance and circus, 2013.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação