Mulheres brincantes: mamulengueiras, calungueiras, mães, pesquisadoras e o que mais couber

Resumo

A pesquisa em andamento se propõe a investigar as novas gerações de mulheres brincantes do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste. Considerando que os personagens do Mamulengo, Babau, João Redondo e o Cassimiro Coco são representações simbólicas de papéis sociais, expressos por imagens e nas falas representadas, a pesquisa levanta os seguintes problemas: quem são e como são representadas as personagens femininas no teatro das brincantes pertencentes à nova geração? Quais são os enfrentamentos e como se estabelece a rotina dessas mulheres? A pesquisa parte da hipótese de que, nessas produções artísticas, as brincadeiras produzem ressignificações e reelaborações, acompanhando mudanças de paradigmas, visões e conceitos do universo feminino. Mais ainda, me proponho a reflexão de como sou afetada por essas artistas enquanto atriz em processo de resgate, desenvolvimento e prática.

Biografia do Autor

Barbara Duarte Benatti, Universidade de Brasília (UnB)
Graduada em Administração com ênfase em Hotelaria pelo Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB (2005). Licenciada em Educação Artística: Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília (2008). Pós-graduada com especialização em Hotelaria Hospitalar, pelo Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (2009). Mestre em Artes Cênicas (2017), pela Universidade de Brasília. A dissertação explorou o teatro de bonecos do Mamulengo e a inclusão das mulheres, ressignificando a brincadeira. O trabalho foi selecionado como melhor dissertação na área de lingüística, letras e artes junto ao prêmio UnB de dissertação e tese do ano de 2017. Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas na UnB na linha de pesquisa Cultura e Saberes em Artes Cênicas, orientada pela professora Dra. Izabela Costa Brochado. Recebi bolsa da CAPES durante um ano, atualmente sou uma pesquisadora desempregada e sem bolsa de estudos.

Referências

ALCURE, Adriana Schneider. Mamulengosdos Mestres Zé Lopes e Zé de Vina: etnografia e estudo de personagens. Dissertação (Mestrado em Teatro)–Centro de Letras e Artes. Programa de Pós-Graduação, UNIRIO, 2001.

______. A Zona da Mata é rica de cana e brincadeira: uma etnografia do Mamulengo. Tese (Doutorado em Ciências Humanas)–Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, UFRJ, Rio de Janeiro, 2007.

______. Mamulengo em múltiplos sentidos. In: MÓIN-MÓIN: Cenários de criação no teatro de formas animadas. Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC Ano 6. nº 7 – 2010. ISSN: 1809 1385

BENATTI, Barbara D. Mulheres Mamulengueiras – um Estudo de Caso em Glória do Goitá-PE. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade de Brasília, Brasília, 2017.

BERTH, Joice. O que é empoderamento? Belo Horizonte-MG: Letramento: Justificando, 2018.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Conferência proferida do I Seminário Internacional de Educação de Campinas, julho 2001. In: Revista Brasileira de Educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2002 nº 19.

BORBA FILHO, Hermilo. Fisionomia e espírito do Mamulengo. São Paulo: brasiliana, volume 332. Companhia Editora Nacional: São Paulo, 1966.

______. Espetáculos populares do Nordeste. São Paulo: Editora São Paulo, 1966.

BROCHADO, Izabela. Distrito Federal: o Mamulengo que mora na cidade, 1990-2001. 113 f. Dissertação (Mestrado em História)–Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, Brasília, 2001.

______. Mamulengo Puppet Theatre in the Socio-Cultural Context of Twentieth-Century Brazil. Tese (Doutorado em Teatro em Filosofia) - Samuel Beckett School of Drama. Trinity College University of Dublin, Irland, 2005.

______. Dossiê Interpretativo: Registro do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, Mamulengo, Cassimiro Coco, Babau e João Redondo como Patrimônio Cultural do Brasil. Brasília: Minc; Iphan; UnB; ABTB, 2014.

______. A participação do público no Mamulengo Pernambucado. In: MÓIN-MÓIN: O teatro de bonecos popular brasileiro. Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2007 nº3. ISSN 1809-1385

______. Representações femininas no teatro de Mamulengo. In: Adágio. Revista do Centro Dramático de Évora. Pág. 63 - 67 Évora: Portugal. Nº30/31, 2001. ISSN 08724997

______; RIBEIRO, Kaise Helena. Palavra, Som e Música no Mamulengo Riso do Povo: Organização Sonora de um Espetáculo Popular de Teatro de Bonecos. In: COSTA, Cléria Botelho da (org.). Brasília: diferentes olhares sobre a cidade. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2015.

CARRICÓ, André. A poética cômica do Mamulengo: aspectos de uma comicidade brincante. Moringá-Artes do Espetáculo. João Pessoa, V.6 N.2 jul-dez 2015.

DUTRA, Patrícia Angélica. Trajetórias de criação do Mamulengo do Professor Benedito em Chão de Estrelas e mais além. Dissertação (Mestrado em Teatro)–Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

PEREIRA, Maria das Graças Cavalcanti. Dadi e o teatro de bonecos: memória, brinquedo e brincadeira. Natal (RN): Fundação José Augusto, 2011.

PIMENTEL, Altimar. O mundo mágico de João Redondo. 2ª ed. Rio de Janeiro: Minc-INACEN, 1971.

SANTOS, Fernando Augusto Gonçalvez. Mamulengo: um povo em forma de bonecos. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1979.

______. Mamulengo o teatro de bonecos popular no Brasil. In: MÓIN-MÓIN: O teatro de bonecos popular brasileiro. Revista de Estudos sobre o Teatro de Formas Animadas. Jaraguá do Sul: SCAR/UDESC, 2007 nº3. ISSN 1809-1385.

RIBEIRO, Kaise Helena. A dialogicidade no Mamulengo Riso do Povo: interações construtivas da Performance. 2010. 186 f. Dissertação (Mestrado em Artes)–Programa de Pós-Graduação em Arte da Universidade de Brasília. Brasília, 2010.

#MeuAmigoSecreto: Feminismo além das redes/ [Não me Kahlo]. 1.ed.-Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2016.

Publicado
2021-12-16
Seção
Fórum de Pesquisas em Processo