O guarda-roupas de candomblé: ancestralidade, devoção e tradição afro-brasileira

Resumo

O presente trabalho, pretende analisar as vestimentas, trajes e indumentárias de orixás, a partir do interesse de buscar uma chave de compreensão do “ato de vestir-se” no candomblé de ketu, devido à importância da produção do vestuário, uso de vestes específicas e obtenção de um guarda-roupas, indissociados das ações ritualísticas realizadas no espaço templo/terreiro, apresentados nas iniciações e festividades no contexto religioso. Partimos da hipótese que o ato de vestir-se, perpassa a simples noção de beleza, sendo mantenedor da perpetuação, tradição, costumes, cultivo da memória ancestral, fortalecimento da cultura material e imaterial na diáspora.

Biografia do Autor

Roberto Lima Santos, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho

Graduado e pós-graduado pela FPA – Faculdade Paulista de Artes entre 2010 e 2014 em Artes Cênicas. Atualmente, em 2021, está no Mestrado acadêmico. É aluno na UNESP – Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes Campus São Paulo, estando matriculado no PPGA IA – Artes, fazendo parte do Grupo de Estudos Investigações Cênicas: Teatro, Brincadeiras, Rituais e Vadiagens, ministrado e dirigido por Profa. Pós Doutora Marianna Francisca M. Monteiro. A pesquisa em andamento trata-se do vestuário afro-brasileiro, panejamentos e influências ocidentais na diáspora, no que se refere às vestimentas, trajes e indumentárias religiosas utilizadas no Candomblé.

Referências

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Publicado
2021-12-16
Seção
O Afro nas Artes Cênicas: performances afro diaspóricas em uma perspectiva de decolonização