Aula como acontecimento: o que acontece que algo vibra e se torna canto?

Resumo

A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a aula de Artes como acontecimento. Para isso, faremos uma pesquisa que nos aproxime do conceito de acontecimento em Deleuze. Tal acepção possibilita-nos aprimorar uma pedagogia da arte que mobilize o conhecimento entre educando e educador, considerando ambos como agentes do processo pedagógico pela via da transformação dos sujeitos. Logo, existe a potencialidade da Arte educação vir a ser o acontecimento artístico, numa realização coletiva por meio de ações disruptivas na rotina escolar. Contamos com relatos de pessoas diversas sobre suas aulas acontecimentos, para assim podermos tocar no conceito que nos auxilia.  

Biografia do Autor

Maiquel Cristian Reichert, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filha"

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes, linha de pesquisa: Processos artísticos, experiências educacionais e mediação cultural, com orientação da Profª. Dr.ª Carminda Mendes Andre. Professor PEB II – Artes no município de São Bernardo do Campo – SP.

Referências

BATISTA, B. O que é um acontecimento? Entrevista com Bruno Batista, pesquisador de Joë Bousquet. Youtube. 2020. Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=ndOpNbQcEH4&ab_channel=CaioSouto-Conversa%C3%A7%C3%B5esfilos%C3%B3ficas Acesso em: 16/05/2021, 0:39:02

BRÉHIER, É. A teoria dos incorporais no estoicismo antigo. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2012. Disponível em: https://lelivros.love/book/baixar-livro-a-teoria-dos-incorporais-no-estoicismo-antigo-emile-brehier-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/ Acesso em: 15 mar. 2021.

DELEUZE, G. Lógica do Sentido. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2015.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a filosofia? São Paulo: Ed. 34, 2000. a.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1970.

HOOKS, B. Ensinando a transgredir: A educação como prática libertária. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 2020.

LARROSA, J. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2019.

ROLNIK, S. Arquivo para uma obra-acontecimento. Apresentação de Suely Rolnik ao projeto Arquivo para uma obra-acontecimento do SESC, realizada em maio de 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=d3F5dIguUf0&ab_channel=SeloSesc Acesso em: 14/05/2021. 0:06:24.

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez Editora, 2008.

TEMPLE, G. C. Poder e resistência em Michel Foucault: Uma genealogia do acontecimento. 2011. 167 p. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, São Carlos, SP. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/4792/4527.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 08/03/2021

ZIZEK, S. Acontecimento: Uma viagem filosófica através de um conceito. Rio de Janeiro: Ed. Zahar, 2017.

ZOURABICHVILI, F. O vocabulário de Deleuze. Rio de Janeiro: Ed. Relume Dumará, 2009.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas