O ritual de iniciação feminina Tikuna metamorfoseando a vida de uma atriz-performer

  • Vanessa Benites Bordin Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Uma artista, mulher, pertencente a uma cultura ocidental, cristã, patriarcal, capitalista, ao vivenciar o ritual de iniciação feminina de um povo indígena, os Tikuna, com outra forma de vida, uma visão de mundo a partir de sua cosmologia ancestral, que vivem em comunidade, tendo como subsistência o plantio e a pesca, nos faz refletir sobre questões relacionadas à nossa própria cultura, a partir de uma espécie de ‘distanciamento’, pois ao ‘olhar’ o outro percebemos aspectos de nós mesmos. Isso gera o questionamento sobre o quanto o contexto em que vivemos influência nosso fazer artístico, já que, assim como no ritual, o fazer artístico aqui não se distancia da vida, vida e arte estão conectadas.

Biografia do Autor

Vanessa Benites Bordin, Universidade do Estado do Amazonas
Professora Adjunta do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas. Artista de teatro e performance.

Referências

ANGARITA, Abel Antonio Santos. Percepción tikuna de Naane y Naüne: territorio y cuerpo.Dissertação apresentada para a obtenção de grau de mestre em estudos Amazônicos. Linha de investigação em linguística e etnologia amazônica.Universidade Nacional de Colombia, Letícia, Amazonas, Colombia, 2013.

MATAREZIO FILHO, Edson Tosta. A Festa da Moça Nova: ritual de iniciação feminina dos índios Ticuna. Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo, 2015, Tese (Doutorado em Antropologia), São Paulo.

OLIVEIRA, Andressa Cantergiani Fagundes.A midiatização da dor: estratégias comunicativas e resistência política. Programa de Pós-graduação de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2008, Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica), São Paulo.

QUILICI, Cassiano Sydow. Antonin Artaud: teatro e ritual. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2004.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das letras, 2003.

TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e antiestrutura. Petrópolis: Editora Vozes, 1974.

WOLF, Naomi. O mito da beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres. Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

Publicado
2021-12-16
Seção
Estudos da Performance