Por uma cena samba na batida do pandeiro e no pinicado da viola

  • Lorena Fonte de Oliveira Universidade Federal de Goiás
  • Renata de Lima Silva Universidade Federal de Goiás

Resumo

Na batida do pandeiro e no pinicado da viola que me apresentaram o samba chula. Como atriz, capoeirista e sambadeira, proponho investigar os processos criativos em Artes da Cena, precisamente o processo de criação da personagem sensibilizado pela cultura afro-brasileira, mais especificamente o samba chula. Buscando um diálogo entre samba chula e a construção de um corpo cênico amparado pelos estudos da Poetnografia, do Campo Vivido, e a relação com os sambadores e sambadeiras do grupo Samba Chula João do Boi da cidade de São Braz, no estado da Bahia e também do grupo Angoleiros do Samba Chula da cidade de Goiânia - Goiás. Com o intuito de compreender e adentrar aos estudos do samba chula, as reflexões aqui levantadas foram apresentadas na XI Congresso da ABRACE 2021 – Artes Cênicas e Direitos Humanos em Tempos de Pandemia e Pós-Pandemia, realizada em junho de 2021, referente ao processo de pesquisa em nível de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás (PPGAC - UFG).

Biografia do Autor

Lorena Fonte de Oliveira, Universidade Federal de Goiás
Mestranda em Artes da Cena pela EMAC-UFG. Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (PPGH/UFG). Graduada em licenciatura no curso de Artes Cênicas na Universidade Federal de Goiás (2013) e em Pedagogia pela INTERVALE (2018). Integrante do Núcleo de Pesquisa e Investigações Cênica Coletivo 22 (NUPICc22).
Renata de Lima Silva, Universidade Federal de Goiás
Professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás, Doutora em Artes (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Unicamp. 

Referências

IPHAN. Samba de Roda do Recôncavo Baiano. Brasília, DF: Iphan, 2006. (Dossiê Iphan; 4)

LIMA, Marlini Dorneles; SILVA, Renata de Lima. Entre raízes, corpo e fé: poetnografias dançadas. Revista Moringa, Artes do Espetáculo, João Pessoa, v. 5, n. 2 jul-dez/2014.

MASCARENHAS, João Gilberto Paim. A representação do cotidiano no samba chula do recôncavo baiano: as letras da chula e o grupo de samba chula de São Braz. Salvador, 2014.

QUEIROZ, Clécia Maria Aquino de. Aprendendo a ler com minhas camaradas: seres, cenas, cenários e difusão do samba de roda através das sambadeiras do Recôncavo Baiano / Clécia Maria Aquino de Queiroz. - 2019.

RODRIGUES, Izabel Cristina de Melo. Dicionário Língua Portuguesa. São Paulo: Bicho Esperto, 2012.

SILVA, Renata de Lima; LIMA, Marlini Dorneles de – Poetnografias: trieiros e vielas entre poéticas afro-ameríndias e a criação artística. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 11, n. 3,e102530, 2021 (no prelo).

Publicado
2021-12-16
Seção
O Afro nas Artes Cênicas: performances afro diaspóricas em uma perspectiva de decolonização