O véu e o vento: um encontro poético entre a dança do ventre e a dança contemporânea no ensino remoto emergencial

Resumo

Este artigo reflete sobre uma experiência de ensino da dança do ventre no contexto da disciplina Poéticas do Corpo na Cena Contemporânea, do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Discute-se o ensino da improvisação e técnica deste estilo de dança e sua relação com propostas de improvisação oriundas da dança contemporânea de Eva Schul. O texto apresenta o relato da adaptação das aulas práticas de dança para o Ensino Remoto Emergencial implantado durante a pandemia do COVID-19. Para situar o ensino da dança do ventre no âmbito acadêmico, estabelecemos as interferências que as transformações do contexto social e político da dança no Cairo trouxeram para o ensino da dança do ventre no sul do Brasil até sua abrupta adaptação para o modo digital.  Em se tratando de ensino da improvisação da dança do ventre, o modo online apresentou-se como um facilitador para a produção de um espaço íntimo de experimentação.

Biografia do Autor

Andréa Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Artes Cênicas. Bailarina e coreógrafa de dança do ventre. Pesquisadora PNPD CAPES UFRGS

Mônica Fagundes Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Professora Associada da Escola de Educação Física e Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Bailarina de dança contemporânea.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança