Transjardinagem: performance como paisagem radical para arquivo vivo trans

  • Ian Guimarães Habib Universidade Federal da Bahia

Resumo

Este artigo visa apresentar a metodologia da Transjardinagem, no Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA), explorando a forma com que esta ferramenta pode nos permitir lançar foco sobre campos importantes nas discussões de performatividades e transontocosmoepistemologias, como 1) a importância da Performance e suas paisagens radicais na formação de arquivo vivo trans, 2) a necessidade de (re)escrita histórica corpo e gênero variante e 3) o papel da transformação corporal na desarticulação do ódio destinado a pessoas trans através de imagens metamórficas. Por meio de tal metodologia, serão analisados dois documentos, um de 1897 e um de 1939, duas ocorrências envolvendo pessoas gênero inconformes AFAB (assigned female at birth). Outro tema central à criação de arquivo trans é o papel da Transtemporalidade na historicização da cisgeneridade, na contestação histórica e na interrogação das atribuições cisheteronormativas de anacronismos ao pensamento trans. Mostrarei que a invenção, o deboche e a radicalidade na Performance são forças agentivas de corte anti-colonial às tentativas cisheteronormativas, brancas e capazes de reiteração de domínio epistêmico sobre Arquivos.

Biografia do Autor

Ian Guimarães Habib, Universidade Federal da Bahia
Ian Habib é bacharel em Teatro (UFMG/UFRGS). Mestre em Dança (CAPES/UFBA), com o projeto Corpos Transformacionais. Investiga Artes Cênicas, Dança Butô e Gênero. Criou o Museu Transgênero de História e Arte (MUTHA). Coordenador da Linha de Estudos Trans, Travestis e Intersexo do NuCus (POSCULT/UFBA).

Referências

AGUIAR, Juno Nedel Mendes de. Habitando as margens: a patologização das identidades trans e seus efeitos no Brasil a partir do caso Mário da Silva (1949-1959). Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Global, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2020.

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves. 2º ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero: Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FOUCAULT, Michel. Arqueologia das ciências e história do pensamento. Ditos e Escritos II. Org. Manoel Barros da Motta. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2000.

______. Repensar a Política. Ditos e Escritos VI. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

SCHECHNER, Richard. Performance studies: An introduction. New York: Routledge, 2013.

TAYLOR, Diana. Performance e patrimônio cultural intangível. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, p. 91-103, 2011.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. São Paulo: Editora Record, 2000.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mulheres da Cena