Alda Garrido e a crítica teatral no Recife: uma consagração às avessas

Resumo

A partir de críticas publicadas sobre cinco temporadas que cumpriu no Recife, de 1919 a 1934, a ideia é explicitar qual a “imagem pública” construída para a atriz e empresária Alda Garrido e reconhecer a força que a crítica exerce para consagrar ou não determinado fazer teatral, ainda que a mesma tenha lutado para revelar outra faceta da sua carreira artística.

Biografia do Autor

Leidson Malan Monteiro de Castro Ferraz, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Artes Cênicas, com orientação de Elza de Andrade e Henrique Gusmão, e bolsa do CNPq; Mestre em História pela UFPE e jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

ARISTÓTELES [Soares]. A morte da chanchada. Jornal do Commercio. Recife, 24 jul. 1959. Artes e Artistas/Teatro. p. 14.

ASSUNÇÃO, Maria de Fátima da Silva. Sábato Magaldi e as Heresias do Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2012.

BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte: gênese e estrutura do campo literário. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DE MALAS prontas. Revista de Theatro & Sport. Rio de Janeiro, 6 mar. 1920. s. p.

M. [Mário Melo]. Teatro Moderno/Companhia Alda Garrido. Diario de Pernambuco. Recife, 30 jan. 1934. Cenas & Telas. p. 5.

M. N. [Mário Nunes]. Carlos Gomes. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 18 out. 1924. Palcos e Salões. p. 13.

METZLER, Marta. Alda Garrido: as mil faces de uma atriz popular brasileira. São Paulo: Perspectiva, 2015.

MODERNO. Diario de Pernambuco. Recife, 28 out. 1919. Scenas & Telas. p. 1.

MODERNO. Diario de Pernambuco. Recife, 24 set. 1921. Scenas & Telas. p. 3.

MODERNO. Diario de Pernambuco. Recife, 15 out. 1921. Scenas & Telas. p. 3.

MODERNO – Companhia Garridos. A Província. Recife, 16 mar. 1920. As Diversões no Recife. p. 2.

NUNES, Mário. 40 Anos de Teatro. II Volume. Rio de Janeiro: MEC/SNT, 1956.

O GRANDE POLEGAR [Silvino Lopes]. Aos cuidados de Hermilo Borba. Jornal Pequeno. Recife, 10 out. 1947. Bota de 7 Léguas. p. 6.

PRADO, Décio de Almeida. Apresentação do Teatro Brasileiro Moderno: crítica teatral de 1947-1955. São Paulo: Perspectiva, 2001.

QUINTILIANO, Octávio. No Carlos Gomes. O Jornal. Rio de Janeiro, 18 out. 1924. Crônica Teatral. p. 16.

REIS, Angela de Castro. Contexto social, atuação e imagem pública de uma atriz no teatro brasileiro na virada do século XIX: Cinira Polônio. In: Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas. V. 2. Nº 21. Florianópolis, SC: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Dez. 2013. p. 32-38.

R. L. [Raul Lima]. “Mulher de Briga”. Diário de Notícias. Rio de Janeiro, 24 mar. 1955. Primeira Seção/Teatro. p. 8.

SOUZA, Cláudio de. A lista negra no teatro nacional. Correio da Manhã. Rio de Janeiro, 22 fev. 1920. Nos Teatros. p. 5.

VASCONCELLOS, Luiz Paulo. Dicionário de Teatro. Porto Alegre: L&PM Editores, 1987.

VINCENT, Claude. “Madame (Alda) Sans Gêne”. Tribuna da Imprensa. Rio de Janeiro, 26-27 jan. 1952. Diversões/Teatro. p. 8.

W. [Valdemar de Oliveira]. A propósito... Jornal do Commercio. Recife, 7 abr. 1946. Notas de Arte. p. 5.

W. [Valdemar de Oliveira]. A propósito... Jornal do Commercio. Recife, 24 set 1950. Notas de Arte. p. 14.

W. [Valdemar de Oliveira]. A propósito... Jornal do Commercio. Recife, 14 nov. 1950. Notas de Arte. p. 8.

Publicado
2021-12-16
Seção
História das Artes e do Espetáculo