Expressividades, performatividades e infâncias: iniciação nas artes e territórios de experimentações

  • Patrícia Dias Prado Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.
  • Alexandre Medeiros Oliveira Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.

Resumo

Este trabalho é um ensaio reflexivo sobre as dimensões expressivas e performativas na infância, fruto de pesquisa de doutorado em Educação, que investiga as dimensões lúdicas, estéticas e artísticas em processos educativos de iniciação artística entre educadores/as artistas e crianças da Escola Municipal de Iniciação Artística de São Paulo (EMIA). Apoiado nos estudos sobre o brincar em consonância com os estudos sociais da infância, da fenomenologia da percepção e do imaginário, busca-se ampliar e aprofundar epistemologias e metodologias de iniciação artística e de pesquisa com crianças, nas quais há sua coparticipação como produtoras de culturas junto aos/às artistas educadores/as em processos criativos e educativos em arte.

Biografia do Autor

Patrícia Dias Prado, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.

Profª Drª da FEUSP, Coordª do Grupo de Pesquisa e Primeira Infância: linguagens e culturas infantis (CNPq), FEUSP.

Alexandre Medeiros Oliveira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP.
Doutorando do Programa de Pós-Graduação e Educação, FEUSP, bolsista CAPES. Pesquisador, educador e artista.

Referências

ALMEIDA, Fernando M. Ser Clínico como Educador: uma leitura fenomenológica existencial de algumas temáticas na prática de profissionais de saúde e educação. Tese (Doutorado Psicologia), Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

BACHELARD, Gaston. A Psicanálise do fogo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BACHELARD, Gaston. A Poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BUFALO, Joseane P. No espaço da creche, com o convívio das diferenças, emerge a cultura infantil. Revista de Educação. Campinas, n. 14, p. 23-33, 2003.

FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. 2a ed., Petrópolis/RJ: Vozes, 1979.

LARROSA, Jorge B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ. p. 20-28, jan./abr. 2002.

LARROSA, Jorge B. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

LOUPPE, Laurence. Poética da Dança Contemporânea. Lisboa: Orfeu, 2012.

MACHADO, Marina M. Merleau-Ponty e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010a.

MACHADO, Marina M. A criança é performer. Revista Educação & Realidade. Performance, Performatividade e Educação. v. 35, n. 2, p. 115-137, mai./ago. 2010b. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/11444/9447. Acesso em 18/06/2019.

MARTINS FILHO, Altino José; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. 2ª ed., Campinas: Autores Associados, 2020.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos: Filosofia e Linguagem. Campinas: Papirus, 1990a.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Merleau-Ponty na Sorbonne: resumo de cursos: Psicossociologia e Filosofia. Campinas: Papirus, 1990b.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o Espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

OLIVEIRA, Alexandre M. Brincar, Imaginar, Criar: A iniciação artística com crianças e a poética na educação. Exame de qualificação de doutorado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

PRADO, Patrícia D. As crianças pequenininhas produzem cultura? Considerações sobre educação e cultura infantil em creche. Pro-Posições. FE-UNICAMP, Campinas, v.10 n.1 [28], p. 110-118, mar. 1999.

PRADO, Patrícia D. Quer brincar comigo? Pesquisa, brincadeira e Educação Infantil. In: FARIA, Ana Lúcia G.; DEMARTINI, Zeila de B.; PRADO, Patrícia D. (Orgs.). Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. Campinas: Autores Associados, 2ª ed., p. 93-111, 2009.

PRADO, Patrícia D. Educação Infantil: contrariando as idades. São Paulo: Képos, 2015a.

PRADO, Patrícia D. Por um Pedagogia da Educação Infantil de corpos inteiros. In: MELO, José Carlos de; CHAHINI, Telma Helena C. (Orgs.). Reflexões & Práticas na Formação Continuada de Professores na Educação Infantil. São Luis: EDUFMA, p. 205-219, 2015b.

PRADO, Patrícia D.; SOUZA, Cibele W. (Orgs.). Educação Infantil, diversidade e Arte. São Paulo: Laços, 2017.

SARMENTO, Manuel J. As culturas da infância na encruzilhada da segunda modernidade. In: SARMENTO, Manuel; CESISARA, Ana Beatriz (Orgs.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: ASA, p. 9-34, 2004. Disponível em: http://sgmd.nute.ufsc.br/content/especializacao-cultura-digital/educacao-infantil/medias/files/culturas.pdf. Acesso em: 27/08/2020.

SARMENTO, Manuel J. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, Nadir et al. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: Lamparina, p. 137-179, 2011. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/36757/1/Etnografia.pdf. Acesso em: 16/08/2019.

WILLMS, Elni Elisa. Escrevivendo: uma fenomenologia rosiana do brincar. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

Publicado
2021-12-16
Seção
Estudos da Performance