O que é Cenotécnica? Função e o ofício do trabalhador cenotécnico

Resumo

Afinal, o que é cenotécnica? Pergunta esta que dá início ao processo de escrita à dissertação de mestrado em andamento e intitulada Cenotecnia: uma análise sobre a função e o ofício do trabalhador cenotécnico da cidade de São Paulo. Neste trabalho submetido e apresentado ao XI Congresso da ABRACE, compartilhamos parte da investigação sobre a função e o ofício do trabalhador cenotécnico, em que, no conjunto de questões e reflexões, buscamos compreender a cenotécnica – desde o entendimento da origem e sentido do termo empregado, dos processos e relações de trabalho, aos objetos e meios utilizados para sua realização. Para isso, utilizamos como base de apoio, materiais bibliográficos produzidos no Brasil que descrevem os instrumentos da técnica teatral, cenotécnica, cenografia e arquitetura cênica em diferentes momentos do século XX, com destaque aos manuais de Otávio Rangel, João Acir e o material produzido pela Funarte entre as décadas de 1980-1990, entre outros documentos que contribuem para esta análise inicial.

Biografia do Autor

Priscila de Souza Chagas do Nascimento, Universidade Federal de São João del-Rei
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de São João del Rei, licenciada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Formada como atriz pelo Teatro Escola Macunaíma e Técnica de Palco (cenotécnica) pela SP Escola de Teatro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro e espacialidade em Cenografia, Cenotécnica, Pintura de Arte, Adereço Cênico e Montagem Cenográfica.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução de Alfredo Bosi. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ACIR, João; SARAIVA, Júlio; RICHINITI, Lídia. Manual de Cenotecnia. Porto Alegre: Editora Movimento, 1997.

BRASIL. Oficina de Cenotécnica: Projeto Resgate e Desenvolvimento de Técnica Cênica. 3. ed. Rio de Janeiro. Funarte, Centro Técnico de Artes Cênicas, 1997.

BRASIL. Oficina de Arquitetura Cênica: Projeto Resgate e Desenvolvimento de Técnicas Cênicas. 4. ed. Rio de Janeiro: Funarte, Centro Técnico de Artes Cênicas, 2003.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. Scientiae Studia, São Paulo, v. 5, n. 3, 2007 p. 375-398. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ss/article/view/11117. Acesso em: 28 jun. 2020.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia: Livro I: o processo de produção do capital. Trad. Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

NERO, Cyro del. Cenografia: Uma breve visita. São Paulo: Editora Claridade, 2008.

RANGEL, Otávio. Técnica Teatral. Rio de Janeiro: Telegráfica, 1949.

SIMÕES, Cibele Forjaz. À luz da linguagem. A iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à “Scriptura do visível”. 2008. 384 f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001720848. Acesso em: 23 jun. 2020.

URSSI, Nelson José. A linguagem cenográfica. 2006. 122 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. Disponível em: http://www3.eca.usp.br/sites/default/files/form/ata/pos/ppgac/A%20linguagem%20cenografica.pdf. Acesso em: 28 jun. 2020.

Publicado
2021-12-16
Seção
História das Artes e do Espetáculo