A criança-brincante na cena carnavalesca em Belém do Pará

Resumo

O estudo teve por objetivo investigar a espetacularidade da criança-brincante na cena carnavalesca de uma escola de samba, em Belém-PA. O percurso teórico-metodológico centrou-se numa abordagem qualitativa pautada na Etnocenologia, que busca compreender as Práticas e Comportamentos Humanos Espetaculares Organizados (PCHEO), fortemente presentes na Amazônia, o que nos levou a uma Etnocenologia Amazônica. O entendimento das noções de infância urbana e de criança-brincante, que estão no cerne da discussão sobre carnaval e infância, associada aos estudos da Sociologia da Infância foram importantes para inserir a infância urbana e as crianças em outro patamar – o de atores sociais. A prática de compartilhamento de saberes se deu por meio da observação participante, conversa informal, entrevista conversada, fotografias, desenhos e vídeos que possibilitaram a compreensão do fenômeno. Os colaboradores da pesquisa foram 12 (doze) crianças na faixa etária de 5 a 12 anos, participantes ativas das ações da Bole-Bole, e 8 (oito) adultos, na faixa etária de 23 a 60 anos, que viveram suas infâncias e ou tiveram experiências com crianças nas ações desenvolvidas na Associação Carnavalesca. A conclusão a que o estudo chegou revela que a espetacularidade, conceito chave da Etnocenologia, vivenciada pelas crianças é consciente, observada pelo olhar do outro, ou seja, de quem as vê na cena carnavalesca, é a alteridade.

Biografia do Autor

Simei Santos Andrade, Universidade Federal do Pará
Pós-Doutora em Artes (UFPA/2020). Doutora em Educação (PUC Minas/2018). Mestre em Educação (UNASP/2005), Especialista em Arte-Educação (PUC Minas/2013) e em Currículo e Avaliação na Educação Básica (UEPA/1999), Licenciada em Pedagogia (UFPA-1997) e Bacharelado em Serviço Social (UFPA-1988). É Professora da Universidade Federal do Pará atuando nos cursos de Graduação e Pós-Graduação na área da Arte. Coordenadora do NUPEIA - Núcleo de Pesquisa Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de crianças em diferentes contextos (UFPA/CNPq-2019). É membro da ALAS - Asociación Latinoamericana de Sociologia.
Miguel de Santa Brígida Júnior, Universidade Federal do Pará

Professor efetivo da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Pós-Doutor em Artes Cênicas (UNIRIO/2011). Doutor em Artes Cênicas (UFBA/2006). Mestre em Artes Cênicas (UFBA/2003). Líder do Grupo de Pesquisa TAMBOR – Grupo de Pesquisa em Carnaval e Etnocenologia (CNPq-2008). Consultor Ad Hoc CAPES em Etnocenologia e coordenador do GETNO – Grupo de Estudos em Etnocenologia. Coordenador do GT Etnocenologia da ABRACE (2016-2018). E-mail: miguelsantabrigida@hotmail.com

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Publicado
2021-12-16
Seção
Etnocenologia