Breve panorama da organização da aprendizagem na Educação Profissional em Teatro brasileira

Resumo

Neste trabalho discuto a educação profissional em teatro no Brasil, seus desafios conceituais, dilemas éticos e operacionais. Parto de uma delimitação dessa modalidade de ensino no âmbito das artes cênicas e socializo um mapeamento da oferta existente de formação livre, técnica e superior em teatro no período entre 2017 e 2019. Fundamento a discussão nas teorias da complexidade; nos escritos sobre experiência de Jorge Larrosa; na sociologia do trabalho artístico descrita por Pierre-Michel Menger; e no estudo de doutorado, onde abordei a organização da aprendizagem na formação em interpretação teatral promovida por instituições na Bahia e São Paulo. O mapeamento aponta o protagonismo das escolas e cursos livres de nível médio como principal via de promoção de educação profissional nas diferentes regiões do Brasil, o que significa que essa ainda não se firmou enquanto política estruturante para as artes cênicas no país.  A parte desse desafio, no estudo foi possível também identificar que a didática e epistemologia do ensino da educação profissional em teatro privilegia currículos abertos e cartografias de ensino-aprendizagem que ecoam a multiplicidade de vozes de seus agentes, afastando-se, portanto, dos modelos behavioristas-fordistas existentes em outros contextos de formação profissional.

Biografia do Autor

Francisco André Sousa Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professor assistente nos cursos de Licenciatura em Teatro e Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Ator, dramaturgo e professor de teatro. Licenciado em Teatro, mestre e doutor em artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Referências

ALMEIDA JUNIOR, José Simões de. Cursos livres de teatro e a proposta pedagógica da SP Escola de Teatro. In: Teatro: criação e construção de conhecimento v.1, n.1. Palmas-TO: Universidade Federal de Tocantins, 2013. (p.34-40) Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/teatro3c/article/view/669. Acesso em: 19/07/2021

BAUMAN, Zygmunt. Capitalismo parasitário e outros temas contemporâneos. Trad. Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Catálogo nacional de cursos técnicos. 3. edição. Brasília-DF: MEC, 2016.

BRITO, Paulo Marcos Falco de. A (in)desejada transgressão: uma história social do ensino superior de teatro no Brasil. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São-Paulo-SP, 2011.

CORDÃO, Francisco Aparecido; MORAES, Francisco de. Educação Profissional no Brasil: síntese histórica e perspectivas. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2017.

INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses estatísticas da educação superior 2017 – Graduação. Brasília-DF: Ministério da Educação [2018]. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior/resultados/. Acesso: 18 jul. 2021

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Trad. Cristina Antunes e João

Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

LIMA, Francisco André Sousa. Três currículos-dispositivos, uma encruzilhada: a educação profissional em teatro. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Sobre a literatura e arte. 4. edição. Trad. Albano Lima. Lisboa-PT: Editorial Estampa, 1974.

MENGER, Pierre-Michel. Retrato do artista enquanto trabalhador: metamorfoses do capitalismo. Lisboa: Roma Editora, 2005.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas