Pedagogia do teatro na socioeducação: uma experiência em Santa Maria - DF

Resumo

Pedagogia do teatro na socioeducação e tese de dissertação do Mestrado Profissional em Artes/Prof-Artes da Universidade de Brasília. O objetivo é desenvolver vínculos entre narrativas e teatralidades. Os referenciais conceituais são a sociologia da representação do sujeito de Goffman, o sociodrama de Moreno e uma teoria de papéis específica ao contexto de jovens em conflito com a lei. No período entre fevereiro de 2019 e março de 2020 os socioeducandos teatralizaram suas narrativas sobre aprisionamento e liberdade. O problema que deu origem à pesquisa foi: quais são os vínculos entre cenas narradas e, as mesmas cenas, teatralizadas? A metodologia compreende a abordagem socioeducativa da pesquisa-ação de Barbier e a análise de conteúdo de Bardin. É nas condições que vivem os socioeducandos que se produzem as narrativas teatralizadas - encarcerados e destituídos de suas humanidades. Encenam histórias de vidas e as restrições diárias a que se encontram submetidos. Com o professor-pesquisador concebem o ator-narrador, o texto-vivo e quadros-cenográficos, elementos cênicos das narrativas teatralizadas. Representam nas cenas, narrativas geracionais (muitos são filhos e filhas de presos), estereótipos e cenas de liberdade com estigma de infração. Percebem relações entre cenas narradas e suas teatralizações. Resulta daí, um sentido de pertencimento - representação das distâncias e proximidades entre o cotidiano da prisão e o além-muros (memórias do lugar de origem e referenciais parentais). Sistematiza-se, neste percurso, quadros cenográficos de uma pedagogia teatral para a socioeducação: três cenas de aprisionamento - 1) acusação, 2) julgamento, 3) e encarceramento - e quatro cenas de liberdade - 4) enfrentamento, 5) acolhimento, 6) superação e 7) reconhecimento. Os referidos quadros fornecem ao professor-socioeducador atividades teatrais capazes de habilitá-lo para atuação nos diferentes regimes de internação.

Biografia do Autor

José Nildo de Souza, Secretaria de Estado de Educação do DF Universidade de Brasília
Mestre em Artes (PROFARTES/IDA/UNB - 2020). Professor-Tutor CEAD / UaB - FE/UnB. Licenciado em Pedagogia (UDF - 2018). Bacharel em Psicologia (UDF - 2017). Especialista em Gestão Escolar (UNITINS/SINPRO - 2013) e Educação nas Prisões (FACTED - 2010). Pós Graduado em Educação de Jovens e Adultos (FE/UNB - 2009), Tecnologias (ARTEDUCA/IDA/UNB - 2006) e Administração da Educação (PAD/FE/UNB - 1996). Graduado em Teatro (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes/Fundação Brasileira de Teatro -1991).
Paulo Sérgio de Andrade Bareicha, Universidade de Brasília

Processos de criação em artes cênicas/educação, psicologia/sociologia clínica. Profº Fac. Educação/UnB. Coordenador Mestrado Profissional em Artes - Prof-Artes/UnB. Doutorado em Artes (USP, 2004), Pós-Doutorado em Teatro (UDESC,2020-2021). Coordenador PNAIC/UnB (2017-2018). Doutor em Artes/USP, 2004. Mestre em Educação UnB/1994. Psicólogo, UnB/1991. Presidente da Federação Brasileira de Psicodrama (FEBRAP/2013-2014) e Conselheiro Cons. Reg. Psicologia (CRP 01)2013-2016.

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Liber Livro, 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1995.

BRASIL. SINASE. Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. Lei nº 12.594/2012.

DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Projeto Político Pedagógico/Núcleo de Ensino da Unidade de Internação. Brasília: 2018.

ECA, pág. 9-16. Brasília: Brasil, 2012.

GOFFMAN, Erving. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. SP: Perspectiva, 2004.

GOFFMAN, Erving. A representação do Eu na vida Cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2007.

MARASCHIN, Cleci; RANIERE, Édio. Socioeducação e identidade: onde se utiliza

Foucault e Varela, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 95-103, jan./jun. 2011.

MORENO, Jacob Levi. Fundamentos do Psicodrama. São Paulo: Ed. Ágora, 2014.

MORENO, Zerka T. A realidade suplementar e a arte de curar. Summus. SP: 2001.

NIZET, Jean; RIGAUX, Natalie. A sociologia de Erving Goffman. Petrópolis: Ed.

Vozes, 2016.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2008b. (Col. Educação Contemporânea).

ZANELLA Maria Nilvane. Bases teóricas da socioeducação: análise das práticas de

intervenção e metodologias. Dissertação de Mestrado. Universidade Bandeirantes de São Paulo: 2016.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas