Formação docente em dança em estado de infância: um reencontro com a experiência brincante

Resumo

A partir do Marco Legal da Primeira Infância, lei 13.257/2016, que destaca, entre outros aspectos, a necessidade de ampliação e melhora da qualidade da oferta da Educação Infantil e da formação e especialização das/os profissionais que atendem as crianças pequenas e do brincar como uma das suas áreas prioritárias, questiona-se: como as Licenciaturas em Dança podem oferecer uma formação docente que esteja em consonância à educação das infâncias, em especial ao brincar como uma das características da alteridade das crianças? Assim, esse escrito pretende, como resposta à questão mencionada, apontar possíveis reverberações de um trabalho em Dança pautado nas memórias infantis, no lúdico e nos jogos e brincadeiras tradicionais das infâncias para uma formação inicial de professoras/es que nutra não só as capacidades criativas, as expressões gestuais, as experiências estético-artístico-sensoriais, a improvisação e o dançar, mas também uma entrega autêntica ao prazer, à liberdade e à diversão na interface com o brincar. Para tanto, revisitou-se filmagens, fotos e avaliações produzidas na disciplina optativa “A Dança, a criança e o lúdico”, ministrada na FEFD/UFG, em diálogo com os campos da Arte e dos estudos sociais da infância, o que trouxe à tona como a sintonia entre aspectos da ancestralidade, das referências culturais, das partilhas coletivas e das vivências artísticas e brincantes aguçaram um afastamento da adultidade e a expansão das possibilidades de ser professor/a de Dança na Educação Infantil.

Biografia do Autor

Fernanda de Souza Almeida, Universidade Federal de Goiás
Professora do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG). Coordena o projeto de pesquisa Dançarelando: a praxis artístico-educativa em dança com crianças e o projeto de extensão e cultura Dançarelando. Doutoranda do programa de Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas