A criação de um teatro ecológico a partir das narrativas de Curupira

Resumo

A pesquisa é um estudo de caso cujo tema é o Teatro Ecológico, e se problematiza da seguinte forma: pode o Teatro ser ecológico?  Partir das narrativas de Curupira para vivenciar os experimentos cênicos, contribui nesse sentido? Para que se evidencie o caráter ecológico do Teatro a partir das narrativas de Curupira, a metodologia usada será revisão bibliográfica, seguida de jogos teatrais e dramatização das narrativas de Curupira. Essas histórias dos saberes indígenas e populares, colhidas com os jovens do ensino médio, que durante o experimento cênico, além das inferências anotadas, responderão a dois questionários, um antes e outro depois das práticas. Esses servirão de baliza para a análise dos dados. O ambiente da pesquisa será a Escola Estadual Barão de Boca do Acre, no município de Boca do Acre – Amazonas.

Biografia do Autor

Antônio Rogério dos Santos, UFAC

Graduado em Educação Artística pela Faculdade de Artes do Paraná. Pós Graduado Lato Sensu Pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci- UNIASSELVI-SC em Arte Educação. Atualmente cursa o Mestrado em Artes Cênicas pelo PPGAC- Universidade Federal do Acre- UFAC e é professor pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas. Trabalha como Ator desde 1988.

Referências

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro Ed: Garamond, 2011.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Ediouro,1954.

CHAUDHURI, Una. “There Must Be a Lot of Fish in That Lake”: Toward an Ecological Theater”. NY, 1995.

CLESS, Downing. Eco-Theatre, USA: The Grassroots Is Greener. Published by: The MIT Press. NY,1996.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Ed Companhia das letras, 2019.

______. A vida não é útil. São Paulo: Ed Companhia das letras, 2020.

LATOUR, Bruno. Gaia Global Circus. França 2016 Disponível em http://www.bruno-latour.fr/fr/node/359.html. Acessado em 13/05/2021 às 20:30

LIGIÉRO, Zeca. Teatro das Origens: estudo das performances Afro- Ameríndias. Rio de Janeiro: Ed. Garamond, 2019.

Publicado
2021-12-16
Seção
Mito, Imagem e Cena