Dançaterapia como ferramenta para performance

  • Leticia Infante Unyleya

Resumo

O objetivo deste estudo é demonstrar como a Performance se instaura na prática da Dançaterapia. As dançarinas, ao serem conduzidas por um estímulo proposto pela orientadora, compõem uma riquíssima manifestação performática. As verdades contidas em seus corpos se manifestam de forma orgânica, sincera e verdadeira.

Biografia do Autor

Leticia Infante, Unyleya

Professora de dança clássica, teatro, meditação e dançaterapia, bailarina, diretora artística, coreógrafa e atriz. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Estácio de Sá do RJ, Pós-Graduada em Docência e Pratica da Meditação e em Dançaterapia. Formada pela Escola de Dança Clássica do Teatro Municipal do RJ. Desde 1989 é fundadora, diretora artística, atriz e professora de dança clássica e meditação no Espaço Arte em Movimento. Atuou, coreografou e dirigiu mais de 60 espetáculos de teatro e dança. Foi supervisora cênica da companhia teatral "Cambaleei, mas não caí...”; professora de ballet clássico da Universidade da Cidade e da companhia de dança “Vacilou Dançou". Para a Companhia de Teatro e Dança Arte em Movimento idealizou, atuou e dirigiu os seguintes trabalhos: “Vagão”, “Bando”, “A Onda”, "Incorpóreo", "Quimera", "Da Sua Natureza", "Shlag", "Berro D’agua" e "Pátria Amada". Idealizou e realizou, múltiplas edições do “Cohabitar” e “Arte do Encontro” (evento de artes integradas). Desenvolve uma pesquisa de teatro-dança nos seguintes trabalhos; “Vida”, “Esboço do Natural”, “Encontros e Desencontros”, e “Vozes e Corpos” que mescla teatro, dança, musica e poesia. Atualmente vem pesquisando formas sustentáveis de moradia e estilo de vida que respeitem o ecossistema.  

Referências

ADTA. 2014. Disponível em: https://adta.org/2014/11/08/what-is-dancemovementtherapy/. Acesso em: abr. 2019.

ALEXANDER, Gerda A Eutonia: um caminho para a experiência total do corpo. Editora Martins Fontes.1983.

ARTEREF. 2020. Disponível em: https://arteref.com/performance/o-que-e-performance-saiba-tudo-aqui/. Acesso em: 20 jun.2021.

BERNSTEIN, P. Eight Theoretical Approaches in Dance-movement Therapy. Iowa: Kendall/Hunt Publishing Company, 1979.

CAETANOENDETALHE. Acervo digitalizado de la obra de Caetano Veloso. Organizado por Evangelina Maffei [Buenos Aires, Argentina] Disponível em: http://caetanoendetalle.blogspot.com/. Acesso em: 22 de jun.2021.

CIELOTERRA.2021. Disponível em:http://www.cieloterra.net/la-radice-maria-fux/. Acesso em:12 mai.2021.

CORA, Miller Laszlo. Outros Caminhos de Dança. São Paulo: Summus Editorial, 2018.

DARIO, Eduardo, 2013. Disponível em: http://www.revistacliche.com.br/2013/04/sobre-arte-performatica/. Acesso em: 22 ago.2021.

DUMONT,Patrícia Santos. Usada como ferramenta terapêutica, dança melhora autoestima e espanta depressão. Hoje em dia. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/plural/usada-como-ferramenta-terap%C3%AAutica-dan%C3%A7a-melhora-autoestima-e-espanta-depress%C3%A3o-1.615315. Acesso em: 22 jun.2021.

FARAH, Marisa Helena Silva. A imaginação ativa junguiana na Dança de Whitehouse: noções de corpo e movimento. Psicologia USP [online]. 2016, v. 27, n. 3 [Acessado 27 Agosto 2021], pp. 542-552. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0103-656420150121>. ISSN 1678-5177. https://doi.org/10.1590/0103-656420150121

FUX, Maria. Dançaterapia. Tradução de Beatriz A. Cannabrava. São Paulo: Summus, 1998.

GOLDBERG, Roselee (2012). Arte da Performance. [S.l.: s.n.] ISBN 9789899556508

MAN´S SUPREME INHERITANCE, 1910 - Constructive Concious Control of the Individual,1923 - The Use of the Self (O Uso de si Mesmo),1932 - The Universal Constant in Living,1943.

MILLER, G, W.; ETHRIDGE, P.; MORGAN, K, T. Exploring body-mind centering. Berkeley, California: North Atlantic Books, 2011

NAMU. Disponível em:https://namu.com.br/portal/o-que-e/danca/. Acesso em:20 de jul.2021.

NEVES, Neide. A Técnica Klauss Vianna: breve histórico e fundamentos. 2019. Disponível em: https://portalmud.com.br/mural/evento/a-tecnica-klauss-vianna-breve-historico-e-fundamentos. Acesso em: 13 jul.2021.

REBELO, P. (2014). A importância da dança, enquanto terapia, na inclusão de crianças com paralisia cerebral. [Dissertação]. Escola Superior de Educação João de Deus. Lisboa, Portugal. http://hdl.handle.net/10400.26/6188.

REZENDE, Joffre Marcondes de. Terapia, Terapêutica, Tratamento.Revista de Patologia Tropical . Disponível em: https://www.revistas.ufg.br › article . Acesso em: 07 ago.2021.

RODRIGUES, Sérgio (2016). Viva a língua brasileira!: Uma viagem amorosa, sem caretice e sem vale-tudo, pelo sexto idioma mais falado do mundo - o seu. [S.l.]: Companhia das Letras. ISBN 9788543806716

SCHECHNER, Richard. 2006. “O que é performance?”, em Performance studies: an introduccion, second edition. New York & London: Routledge, p. 28-51.

TAYLOR, Diana. O que é performance?Performance Revista https://hemisphericinstitute.org/pt/hidvl-collections/item/1979-entrevista-com-ric hard-schechner-o-que-e-o-estudo-da-performance-2001.html

VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2008.

Publicado
2021-12-16
Seção
Estudos da Performance