Escuta de um corpo entre tempos

Resumo

O presente texto discorre sobre as questões e desafios que inspiraram a performance “Corpo Entre Tempos” apresentada no XI ABRACE. Questões que surgem no decorrer da pesquisa de mestrado e acabam por estruturar movimentos metodológicos e saberes epistemológicos da própria pesquisa. O reconhecimento do corpo-experiência como local de convergência, consciência e impermanência. Existe correspondência entre o corpo da performance e o corpo da escrita quando se desenvolve pesquisa auto-etnográfica em arte? Quem é o sujeito que performa, pesquisa e escreve no atravessamento dos tempos? Em qual tempo estão ancoradas essas ações?

Biografia do Autor

Thais Regina Villanova Petzhold, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Thais Regina Villanova Petzhold – Graduada em Educação Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, orientada pela Professora Doutora Luciana Paludo.  Bolsa de Demanda Social da CAPES. Dançarina, performer e coreógrafa.

Referências

ALMEIDA, Dóris. As memórias e a história da educação: aproximações teórico-metodológicas - História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, v. 13, n. 27 p. 211-243, Jan/Abr 2009. Disponível em: http//fae.ufpel.edu.br/asphe https://pt.calameo.com/read/000724963a60f173f75f9

DANTAS, Mônica. Dança o Enigma do Movimento. Porto Alegre: Ed. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.

______________ . Ancoradas no corpo, ancoradas na experiência: etnografia, autoetnografia e estudos em dança. Urdimento, v.2, n.27, p.168-183, Dezembro 2016)

ITOKAZU, Ericka Marie. Tempo, duração e eternidade na filosofia de Espinosa. Tese apresentada ao Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo para obtenção do título de Doutora em Filosofia, sob a orientação da Profa. Dra. Marilena de Souza Chauí. São Paulo, 2008.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Universidade de Barcelona, Espanha. Tradução de João Wanderley Geraldi Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Lingüística. 2002.

MEYER, Sandra Nunes. O corpo do ator em ação. Livro: Greiner, Chistine, Org.; Amorim, Cláudia, Org. Leituras do corpo. 2* edição. São Paulo: Annablume, 2010.

______________. Perspectivas auto-etnográficas em pesquisas com dança contemporânea UDESC / Santa Catarina Microsoft Word - Texto_Sandra_Meyer.docx (abant.org.br)

REY, Sandra. Por uma abordagem Metodológica da Pesquisa em Artes Visuais. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas/ organizado por Blanca Brites e Elida Tessler. - Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. (coleção Visualidade; 4.)

SALES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo. FAPESP, Annablume, 2004.

Publicado
2021-12-16
Seção
Estudos da Performance