Densidades do agora: uma meditação dançante-biológica-existencial-social-pessoal acerca do contexto da pandemia da Covid-19

Resumo

Apresento uma meditação, conjugando os vieses biológico, existencial, social, pessoal e artístico, encadeada pela vivência da condição de pandemia da Covid-19, a partir da perspectiva de um artista, docente e pesquisador de dança no Brasil/Nordeste, nos âmbitos pessoal e coletivo. Inicialmente, trato da condição biológica que diz respeito a todas as formas animadas, seres não humanos e humanos, utilizando as noções e conceitos desenvolvidos por Maxine Sheets-Johnstone de processos evolutivos, encaixe/adaptação existencial [existential fit] e habitabilidade [livability] no mundo. Aponto que humanos e coronavírus estão “no mesmo barco” biológico e questiono até que ponto podem se diferenciar. Em termos evolutivos da humanidade, também utilizo dados de Yuval Noah Harari acerca da constante transformação genético-morfológico-comportamental que os humanos têm desenvolvido desde seu aparecimento e os embates, controle, convívio e extermínio de/com outras formas de vida que têm composto seu histórico de sobrevivência. Em um segundo momento, resgato de Antonin Artaud, via a abordagem realizada por João Silvério Trevisan acerca da condição epidêmica estabelecida pelo vírus HIV, a analogia entre peste e teatro, a imagem espiritual da peste, a força catártica de uma epidemia e a peste como revelação, para problematizar o que temos vivenciado atualmente em termos existenciais, sociais e políticos. Adiciono a essa problematização argumentos de Harari de que, faltando líderes à humanidade para administrar apropriadamente a crise atual, o sentimento de caos e descontrole se exacerba. Assim como Trevisan conclui que a Aids nada criou, mas tem exacerbado elementos que as convenções sociomorais não deixaram aflorar à luz do dia, jogo a pergunta “o que o coronavírus tem feito aflorar?”. Complemento-a com o questionamento de Harari se o coronavírus transformará nossas atitudes diante da morte. Em seguida, exponho minha experiência pessoal de uma reação inicial de paralisia nos primeiros meses após a eclosão da pandemia, em meus fazeres de artista, docente e pesquisador. A essa experiência faço uma dupla referência: a relação entre stir/stillness [ebulição/imobilidade ou pausa] proposta por Rudolf Laban e o estado larval do qual fala Gilles Deleuze. Refletindo em retrospecto, encaro paralisia como inação, até mesmo como resposta radical à urgência de se manter produtivo, mas também, assim como a larva, gestante de transformação. Para Laban imobilidade não significa falta de movimento, mas constitui um estado de potencialidade. Por fim, relato o impulso para voltar a atividades de dança, fazendo uma relação com o conceito de densidade do agora de Sheets-Johnstone, na feitura da videodança Transiterrifluxório REC com o grupo Cláudio Lacerda/Dança Amorfa, no contato tátil-cinestésico dos/as bailarinos/as entre si e com espaços abertos do Recife Antigo. A dança se refaz e ressignifica nossa existência/sobrevivência no atual contexto. 

Biografia do Autor

Cláudio Marcelo Carneiro Leão Lacerda, Universidade Federal de Pernambuco

Professor adjunto do Departamento de Artes da Universidade Federal de Pernambuco (2010-). Coreógrafo, dançarino, professor e pesquisador. Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2018). Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2008 – revalidação dos diplomas do Laban Centre London). Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Obteve o Professional Diploma in Dance Studies (1998) e o Independent Study Programme Certificate (1999) pelo Laban Centre London (RU). Diretor do grupo Cláudio Lacerda/Dança Amorfa. claudiolacerda@hotmail.com. www.claudiolacerda.blogspot.com. 

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Trad. Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro:Graal, 1988.

FERNANDES, Ciane. Em Busca da Escrita com Dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística”. Dança: Revista do Programa de Pós-Graduação em Dança, Vol. 2, Nº 2. (2013). Salvador: UFBA, 2013.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

HARARI, YuvalNoah. Sapiens – uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM, 2019.

HARARI, YuvalNoah. Notas sobre a pandemia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

LABAN, Rudolf. Choreutics. Alton: Dance Books, 2011.

LABAN, Rudolf. A vision of dynamic space. Londres: Laban Archives & The Falmer Press, 1984.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. Petrópolis: Vozes, 1987.

PRESTON-DUNLOP, Valerie; SANCHEZ-COLBERG, Anna. Dance and the performative: a choreological perspective – Laban and beyond. Alton: Dance Books, 2010.

SHEETS-JOHNSTONE, Maxine. Existential fit and evolutionary continuities. In: The corporeal turn: an interdisciplinary reader. Exeter e Charlottesville: Imprint Academic, 2009.

STERN, Daniel N. The interpersonal world of the infant. New York City: Basic Books, 1985.

STERN, Daniel N. O momento presente na psicoterapia e na vida cotidiana. Rio de Janeiro: Record, 2007.

THEY, NgHey. Você sabe o que é um vírus?. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/microbiologando/voce-sabe-o-que-e-um-virus/>. Acessado em: 12 jun.2021.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. Rio de Janeiro: Record, 2000.

Publicado
2021-12-16
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança