Procedimentos de criação no teatro ritual: o movimento de reencontro consigo a partir dos estados alterados de consciência

  • Helena Villar Dantas Saltoris de Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Robson Carlos Haderchpek Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A pesquisa “Procedimentos de Criação do Teatro Ritual” busca estudar e sistematizar os procedimentos de criação desenvolvidos pelo Arkhétypos Grupo de Teatro da UFRN tomando como referência o “jogo ritual”, a “poética dos elementos” e a “dramaturgia dos encontros”. Neste recorte, a pesquisadora falará sobre como pôde se reencontrar e se reconectar consigo mesma, a partir das vivências dentro do grupo, experimentando os "estados alterados de consciência", desde seu primeiro encontro com o Arkhétypos, no início da graduação. Sendo assim, a presente pesquisa se norteia por uma metodologia empírica focada na prática pedagógica desenvolvida pelo Grupo Arkhétypos, e bibliográfica, a partir do estudo do material teórico publicado pelos integrantes e ex-integrantes do Grupo.

Biografia do Autor

Helena Villar Dantas Saltoris de Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Graduação em Teatro. Orientador: Prof. Dr. Robson Carlos Haderchpek. Bolsista CNPQ/PIBIC (2020/2021). Atriz e Pesquisadora.
Robson Carlos Haderchpek, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN. Ator, Diretor, Pesquisador.

Referências

BURNIER, Luís Otávio. A Arte de Ator: da Técnica à Representação. 2. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.

COUTINHO, Karyne Dias. HADERCHPEK, Robson Carlos. “Pedagogia de Si: Poética do Aprender no Teatro Ritual”. InART RESEARCH JOURNAL / Revista de Pesquisa em Artes. Vol. 6 nº1. Natal: UFRN e UDESC, 2019. p. 01-21.

HADERCHPEK, Robson Carlos. O Teatro Ritual e os Estados Alterados de Consciência. Natal: Giostri Editora, 2021.

HADERCHPEK, Robson Carlos. “O Jogo Ritual e as Pedagogias do Sul: Práticas Pedagógicas para a Descolonização do Ensino do Teatro”. In: Revista Moringa - Artes do Espetáculo. João Pessoa: UFPB Departamento de Artes Cênicas, 2018. p. 55-65.

HADERCHPEK, Robson Carlos. A poética dos elementos e a imaginação material nos processos de criação do ator: diálogos latino-americanos. Anais ABRACE, v. 17, n. 1, 2017.p. 2645-2664.

MEDEIROS, Paula LaísAraújo de. As Histórias de Pescador e a Arte do Encontro. In: HADERCHPEK, Robson Carlos. (org). Arkhétypos Grupo de Teatro: Encontros e Atravessamentos. Natal: Fortunella Casa Editrice, 2017.

OLIVEIRA, Leônidas; HADERCHPEK, Robson Carlos. O Jogo Ritual e os Estados Alterados de Consciência: os processos psicofísicos no trabalho de criação do ator. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 11, 2021.p.01-24.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação