Escuta de vozes circenses: mapeamentos sociais e saúde

  • Tábatta Iori Thiago Universidade Federal de Ouro Preto
  • Neide das Graças de Souza Bortolini Universidade Federal de Ouro Preto
  • Luciana Crivellari Dulci Universidade Federal de Ouro Preto

Resumo

Tendo em vista o “Mapeamento decolonização e saúde do artista circense” realizado no período pandêmico – fevereiro a março de 2021 – com a participação de vários artistas circenses, no contexto nacional, é realizada uma análise dos dados acerca de práticas circenses desumanizadoras, bem como da necessidade de transformações nos processos pedagógicos e artísticos.


Biografia do Autor

Tábatta Iori Thiago, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e orientanda das professoras Neide Bortolini e Luciana Dulci. Artista e pesquisadora circense, atriz, bonequeira e arte-educadora.


Neide das Graças de Souza Bortolini, Universidade Federal de Ouro Preto
Professora no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e na Licenciatura em Artes Cênicas, ambos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutora em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Luciana Crivellari Dulci, Universidade Federal de Ouro Preto
Professora no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas e no Departamento de Ciências Sociais, ambos da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Referências

BORTOLETO, M, FERREIRA, D.L, SILVA, E. Segurança no circo: questão de prioridade.1 ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2015.

CARVALHO, Ademar de Lima; MARIANI, Fábio. Pesquisa Participante: um recorte teórico acerca da abordagem de pesquisa e suas influências epistemológicas. Revista da Faculdade de Educação. Ano VII no. 12 (Jul./Dez. 2009). Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3648. Acesso em: 09 de agosto de 2021, às 9:10.

MANDELL, Carolina Hamanaka. Circo: risco, performatividade e resistência. Revista Sala Preta. vol. 16, n. 1, 2016. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/111123. Acesso em: 09 de agosto de 2021, às 9:00.

SILVA, Erminia. As multiplas linguagens na teatralidade circense: Benjamim de Oliveira e o circo-teatro no Brasil no final do seculo XIX e inicio do XX. 2003. 370p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280997. Acesso em: 7 de agosto de 2021, às 14:00.

SILVA, Ermínia. O circo: sua arte e seus saberes. O circo no Brasil do final do século XIX a meados do XX. Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas. Dissertação de Mestrado, 1996. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/279775. Acesso em: 09 de agosto de 2021, às 10:00.

Publicado
2021-12-16
Seção
Circo e Comicidade