Ensino virtual de teatro na pandemia: estratégias e desafios para a execução de projetos culturais

Resumo

Este estudo trata do desenvolvimento de um projeto de ensino de teatro contemplado pelos recentes recursos da Lei Aldir Blanc (14.017/2020), coordenado e ministrado pela autora. O trabalho consistiu basicamente no oferecimento de oficinas de teatro a adolescentes do município de Seabra, Bahia, e foi realizado de maneira estritamente virtual, resultando na Mostra Cênica Delírios, que aborda a ideia dos efeitos do isolamento social imposto pela pandemia, explorando delírios e sonhos que a solidão desse momento pode suscitar em diferentes faces e expressões.  O horizonte teórico-metodológico desta ação cultural é fundamentado nas ideias e procedimentos das pedagogias críticas de Paulo Freire e Augusto Boal, e focaliza as dificuldades e desafios enfrentados pela autora ao mediar a ação teatral por meios remotos, detalhando estratégias empregadas e recursos encontrados no universo online. A autora conclui que as técnicas dos autores citados constituem valioso arsenal para o desenvolvimento de projetos de teatro realizados pelas vias virtuais. Apesar de oferecer possibilidades diversificadas de desenvolvimento de processos criativos, o ensino de teatro remoto ainda exige um grande empenho dadas as limitações que o impedimento de encontros presenciais acarretam.

Biografia do Autor

Anita Cione Tavares Ferreira da Silva, Universidade Federal da Bahia

Bacharel, Mestra e Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, atualmente é Professora Tutora na Licenciatura em Teatro da UFBA na modalidade à distância, pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES) e Professora na disciplina de Artes no Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal de Caeté-Açu, Palmeiras-BA, na modalidade REDA.

Referências

AGÊNCIA SENADO. Promulgada a regulamentação de repasses da Lei Aldir Blanc. Senadonotícias. 14 ago. 2020. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/08/14/sancionada-a-regulamentacao-de-repasses-da-lei-aldir-blanc. Acesso em: 26 mai. 2021.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

SILVA, Anita Cione Tavares Ferreira da. Por uma extensão universitária transformadora: caminhos para uma abordagem crítica e dialógica na mediação da ação teatral. 2019. 355 f.il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32098.

SILVA, Anita Cione Tavares Ferreira da. Educação não formal e gestus social: teatro em comunidade com o grupo Na Boca de Cena. 2014. 207 f. il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador. Disponível em: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27523.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas