(Re)Construindo caminhos: procedimentos de criação e performances circenses por meio de elementos do Sistema Laban/Bartenieff

  • Alex Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha - ENCLO

Resumo

O texto traz a pesquisa de mestrado em andamento apresentando suas motivações, dados e estudos preliminares que fomentaram o projeto inicial, assim como alguns dos pontos já levantamentos e analisados. O trabalho abordará como algumas perspectivas dicotômicas vêm interferindo em processos de aprendizagem, criação e performance circenses, resultando em dificuldades recorrentemente experienciadas por artistas em formação ou profissionais. A investigação está sendo realizada a partir da convivência e acompanhamento de discentes da Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha – instituição que possui programas que atendem à educação profissional e continuada, criação e produção. É possível notar nesses sujeitos uma tendência em apartar processos de aprendizagem e de criação, rivalizando procedimentos compreendidos como técnicos ou artísticos. Para muitos, as aulas são comumente identificadas como treinos (momento da técnica), sendo os ensaios entendidos mais estritamente como a fase de montagem de números (momento artístico). No entanto, para diversos circenses com origem e trajetória na itinerância, tanto a aprendizagem quanto a criação/manutenção de números são chamados de ensaios. Partindo dessa distinção, a pesquisa fará um levantamento e análise de como esses processos se davam com circenses de lona que agora atuam como professores e/ou diretores em espaços de ensino e de produção artística. Em seguida, serão analisadas algumas possíveis causas e consequências dessa dicotomização e da cisão de um sistema, entendido aqui como imbricado, de aprendizagem/criação/performance. Ao final, serão apresentadas propostas para abordar essas questões utilizando conceitos do Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento - baseado em instâncias e parâmetros complementares e não dicotômicos. 

Biografia do Autor

Alex Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha - ENCLO
Artista, professor, diretor e pesquisador circense. Professor da ENCLO especialista em acrobacias aéreas com linhas de pesquisa voltadas para processos de criação e performance circense, pedagogia circense e história do circo.

Referências

BONFATTI, Adriana Ferreira. Investigação do Jogo Cênico no Corpo do Ator em Formação Através do Sistema Laban/Bartenieff de Análise do Movimento. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas): Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2011.

COHEN, Renato. Performance como linguagem. 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

DUMONT, Agathe. From technical movement to artistic gesture. Federation Europeénne des Écoles de Cirque Proféssionnelles (FEDEC). 2016. Disponível em http://www.fedec.eu/en/articles/1750-from-technical-movement-to-artistic-gesture. Acesso em 29/06/2021 às 21:09h.

_______________. Verticality, weight and gravity. Federation Europeénne des Écoles de Cirque Proféssionnelles (FEDEC). 2015. Disponível em http://www.fedec.eu/en/articles/514-verticality-weight-and-gravity. Acesso em 29/06/2021 às 21:07h.

DUPRAT, Rodrigo Mallet. Realidades e Particularidades da Formação do Profissional Circense no Brasil: rumo a uma formação técnica e superior. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, 2014.

FÉRAL, Josette. “Por uma poética da performatividade: o teatro performativo” In

Sala Preta. São Paulo: n. 8, 2008. p. 191-210

FERNANDES, Ciane. O Corpo em Movimento: o Sis¬tema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: Annablume, 2006.

_________________. “Princípios em movimento na pesquisa somáticoperformativa” In Resumos do Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP (autora convidada). Org. CERASOLI JR et al. São Paulo: PPGAC-ECA/USP, 2015. v.3, n.1, 205, p.81-95.

FRANCA, Julia Coelho. “Aéreo do corpo, acrobacia da vida” In Revista ILINX. Campinas: nº10, 2016, p.3-12. Disponível em https://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/338. Acesso em 30/06/2021 às 13:56h.

___________________. O Corpo Tetraédrico: um processo de criação labaniano entre dança e circo. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes - UFF, 2017.

KANN, Sebastian. Taking Back the Technical: contemporary circus dramaturgy beyond the logico of mimesis. MA (Thesis Theatre Sudies). Ultrecht University, 2016. Disponível em http://dspace.library.uu.nl/handle/1874/339872. Acesso em 12/06/2021 às 14:21h.

______________. Third Open Letter to the Circus: who gets to build the future?

Disponível em https://www.circusdialogue.com/third-open-letter-circus. Acesso em 28/03/2021 às 13:48h.

LABAN, Rudolf. Choreutics. Londres: MacDonald & Evans, 2011 [1966].

LABAN, Rudolf; LAWRENCE, F.C. Efforts – economy of human movement. 2a

ed. Manchester: Macdonald and Evans, 1974.

LACHAUD, Jean-Marc. “Sob o risco da mistura” in WALLON, Emmanuel (org.). O Circo no Risco da Arte. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009;

LAVERS, Katie; LEROUX, Louis Patrick; BURTT, Jon. Contemporary Circus. London and New York: Routledge, 2019.

LEHMANN, Hans-Thies. O Teatro Pós-Dramático. São Paulo: Cosac-Naif, 2011.

LIEVENS, Bauke. First Open Letter to the Circus: the need to redefine. 2015a. Disponível em https://www.circusdialogue.com/open-letters-circus-1. Acesso em 28/03/2021 às 13:49h.

_______________. Second Open Letter to the Circus: a myth caled circus. 2015b.

Disponível em https://www.circusdialogue.com/open-letters-circus-2. Acesso em 28/03/2021 às 13:49h.

MEC; IFRJ; MINC. Projeto do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Arte Circense. 2015. Disponível em http://www.funarte.gov.br/wp-content/uploads/2019/03/Resolu%C3%A7%C3%A3o-11-IFRJ-Aprovar-AD-REFERENDUM-Curso-Tecnico-Arte-Circense-completo-1.pdf. Último acesso em 30/06/2021 às 13:47h.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

NUNOMURA, Myrian; TSUKAMOTO, Mariana Harumi (orgs). Fundamentos das ginásticas. Jundiaí: Fontoura, 2009.

QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variações Sobre a Técnica do Gravador no Registro da Informação Viva. São Paulo: T.A. Queiroz, 1991.

RUSSEL, Keith; NUNOMURA, Myrian. “Uma alternativa de abordagem da ginástica na escola” In: Revista da Educação Física/UEM. Maringá: v. 13, n. 1, p. 123-127, 1. sem. 2002. Disponível em https://pdfs.semanticscholar.org/e8be/3f195f560fba5e3e3ac9d34027d8d9736a22.pdf

Acesso em 30/06/2021 às 14:03h.

SCIALOM, Melina. Laban plural: arte do movimento, pesquisa e genealogia da práxis de Rudolf Laban no Brasil. São Paulo: Summus, 2017.

SOARES, Carmen Lucia. Imagens da educação no corpo: estudo a partir da ginástica francesa no século XIX. Campinas: Autores Associados, 2005.

SILVA, Ermínia. Circo-Teatro: Benjamin de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Editora Altana, 2007.

_____________. Direito e sociedade: o trabalho circense na legislação brasileira na primeira metade do século XX. 1996. Disponível em

https://www.circonteudo.com/direito-e-sociedade-o-trabalho-circense-na-legislacao-brasileira-na-primeira-metade-do-seculo-xx/. Acesso em 30/06/2021 às 13:46h.

______________. Respeitável Público... o circo em cena. Rio de Janeiro: Funarte,

______________. “Saberes circenses: debates, permanência e transformações da

formação do artista das artes do circo no Brasil” In Revista Ensaio Geral. Edição especial. Belém: UFPA/ICA/Escola de Teatro e Dança, vol. 3, n° 3, 2014. p. 65-74

TONET, Ivo. Método Científico – uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukacs, 2013.

VÍDEOS

“Dramaturgias Circenses” in Seminário Internacional Circo em Rede. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=JBQDhYyIBgQ&t=103s. Acesso em 26/06/2021 às 14:09h.

Hasta que el Atraso nos Separe. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=RbPeCTYM1MY. Acesso em 08/07/2021 às 15:02h.

LOPES, Daniel; SILVA, Erminia. Aspectos Históricos do Circo: diálogos com a educação física escolar. Palestra on-line proferida para o PROLICEF-UFU em 09/12/2020. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=QzbdtePUzEo. Acesso em 16/07/2021 às 13:42.

“Pluriverso de Formações em Circo: perspectivas na formação em circo no Brasil” in Seminário Internacional Circo em Rede. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=__YOLYQGTtI. Acesso em 26/06/2021 às 14:08h.

Seminário Internacional Circo em Rede. Disponível em https://www.youtube.com/channel/UChYTQoITwdMlCQOmvzJJyiw. Acesso em 10/08/2021 às 23:10h.

Publicado
2021-12-16
Seção
Fórum de Pesquisas em Processo