A presentificação pelo olhar do espectador

Resumo

Neste artigo me proponho a estudar como o espectador presentifica o artista em cena, escolhendo como recorte artistas de circo no desempenho de suas atividades acrobáticas. Entendo que a relação corpo/memória desenvolvida pelo espectador de circo faz com que o mesmo torne-se, momentaneamente, um artista, sentindo e projetando no espaço as suas sensações corporais adquiridas ao observar a performance. Nesse sentido, a capacidade de sentir o movimento alheio no próprio corpo, promovida pelos neurônios espelhos, faz com que o espectador se projete no espaço, colocando-se no lugar do artista.

Referências

ALMEIDA, Luiz Guilherme. Ritual, risco e arte circense. Editora Universidade de Brasília, 2008.

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Trad. Teixeira Coelho. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Trad. Júlio Castañon. Edição especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BRETON, David Le. Aqueles que vão para o mar: o risco e o mar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 9-19, maio 2007. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/20. Acesso em: 27 jun. 2021.

Circo e preparação corporal. Por Seminário internacional circo em rede, 22 de Outubro de 2020. 1 vídeo (2 horas e 23 minutos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=PBOYg-P9yoQ. Acesso em: 09 Ago. 2021.

DAMÁSIO, António. E o cérebro criou o homem. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LESSA, Helena; JESUS, Thiago; CORRÊA, Josiane. Coreografando o corpo de espectador: aproximações entre neuroestética e dança. Revista Cena, n.18, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cena/article/view/58771. Acesso em: 27 jun. 2021.

LECOQ, Jaques. O corpo poético: uma pedagogia da criação teatral. Trad. Marcelo Gomes. São Paulo: Editora SENAC São Paulo: Edições Sesc São Paulo SP, 2010.

PITOZZI, Enrico. A percepção é um prisma: corpo, presença e tecnologias. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 174-204, maio/ago. 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/46743. Acesso em: 27 jun. 2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Circo e Comicidade