A influência do pensamento ameríndio em sendas pagãs: um relato de experiências com o universo da bruxaria na cidade de Manaus

Resumo

Neste artigo, objetivo relatar as experiências de minha trajetória como pagão, bruxo e sacerdote de alguns grupos de bruxaria da cidade de Manaus – AM, buscando verificar de que modo isso me moldou enquanto performer. Ressalto também a importância do pensamento ameríndio na construção e formação de minha espiritualidade e percepção sobre o universo do paganismo, tendo como referência os autores Davi Kopenawa (2015), com sua obra intitulada A queda do Céu – Palavras de um Xamã Yanomami, e Ailton Krenak (2019), com seu livro Ideias para adiar o fim do mundo. Apresento, assim, experiências cujos conhecimentos dialogam entre si.

Biografia do Autor

Jeferson Bastos de Souza, Universidade do Estado do Amazonas
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas - PPGICH - UEA

Referências

BARCELOS NETO, Aristóteles. De divinações xamânicas e acusações de feitiçaria: Imagens Wauja da agência letal. Mana, Rio de Janeiro, v. 12, n. 2, 2006, p. 285-313.

CASTRO, Viveiros de. Os pronomes cosmológicos e o perspectivismo ameríndio. Mana, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 115-144, 1996.

ESBELL, Jaider. Makunaima, o meu avô em mim! Iluminuras, Porto Alegre, v. 19, n. 46, p. 11-39, jan/jul, 2018.

GONÇALVES, Luiz Davi Vieira. O(s) Corpo(s) Kõkamõu: A performatividade do pajé-hekura Yanomami da Região de Maturacá. Tese (Doutorado em Antropologia Social), Universidade Federal do Amazonas, 2019.

GONÇALVES. Luiz Davi Vieira; SOUZA. Jeferson Bastos. O corpo em estado alterado de consciência nos rituais da Tradição Farreliana de Manaus. Zona de Impacto, Porto Velho, v. 01, p. 6-21, 2016.

GROTOWSKI, Jerzy. Performer. Trad. de Patricia Furtado de Mendonça. Performatus, Inhumas, ano 3, n. 14, jul. 2015.

KONSTANTINOS. O grimório gótico. São Paulo: Madras, 2003.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A queda do céu – Palavras de um xamã Yanomami. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. O amanhã não está à venda. São Paulo: Companhia das letras, 2019.

LAWLESS, Sarah Anne. Introdução à bruxaria tradicional. Disponível em: https://aencruzilhada.wixsite.com/aencruzilhada/post/introdu%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-bruxaria-tradicional. Acessado em: 20 ago. 2020.

LEFF, Enrique. Complexidade, Racionalidade Ambiental e Diálogo de saberes. Educação e Realidade, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 17-24, 2009.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental – Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis: Vozes, 2001.

SCHECHNER, Richard. O que é Performance?. O Percevejo, Rio de Janeiro, ano 11, n. 12, 9. 25-50, 2003.

SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia de Richard Schechner. Rio de Janeiro: Mauad, 2012.

SCHECHNER, Richard. “Pontos de Contato” revisitados. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 56 n. 2, p. 23-66, 2013

STARHAWK. A dança cósmica das feiticeiras: Guia de rituais a grande Deusa. São Paulo: Nova Era, 1993.

TURNER, Victor. Do ritual ao teatro – A seriedade humana de brincar. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2015.

TURNER, Victor. O processo ritual: estrutura e anti-estrutura. Petrópolis: Vozes, 1974 [1969].

Publicado
2021-12-16
Seção
Mito, Imagem e Cena