O que o movimento sensível move

Resumo

Este artigo apresenta a prática corporal do Movimento Sensível tanto em sua abordagem conceitual como através de seus princípios experienciais procurando elucidar as especificidades desta abordagem do corpo. Baseado em uma pedagogia da percepção o Movimento Sensível se desdobra na relação entre arte, saúde e educação propondo uma prática poética. Sob o ponto de vista da anatomia este trabalho atua com o movimento pelas fascias, de modo que a experiência do sensível é descrita em âmbito psico somático.  

Biografia do Autor

Maíra Leme de Andrade, IA UNESP
Pós doutoranda no Instituto de Artes da UNESP, onde ministra o curso de Movimento Sensível, e bolsista da CAPES. É pesquisadora do Centro de Estudos Aplicados à Psicopedagogia Perceptiva da Universidade do Porto (PT) e pesquisadora do grupo Performatividades e Pedagogias (CNPQ).

Referências

BOIS, Danis. O eu renovado. Aparecida/ SP: Idéias e Letras, 2008.

MATURANA, Humberto R; VARELA, Francisco J. A árvore do conhecimento. São Paulo: Palas Athena, 2019.

MELO, Vera. A investigação da consciência na matéria corporal. Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, 2007.

NUNES, Clarice. Dimensões pedagógicas no acompanhamento terapêutico. Contribuições do Método Danis Bois, Monografia apresentada para obtenção do diploma profissional, Associação Brasileira de Fasciaterapia, Rio de Janeiro, 2010.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si