Etnocenologia e os bonecos gigantes da Aldeia Taboka Grande no Tocantins

Resumo

Em Taquaruçu, distrito de Palmas, capital do Tocantins, há cerca de vinte anos, um artista das ruas e mestre de cultura firma uma jornada construindo um espaço, ora cênico ora místico, com várias dramaturgias e músicas próprias e um conjunto de bonecos gigantes pra brincar uma festa. Deu-se então, pelas mãos do Sr. Wertemberg, a criação da Aldeia TabokaGrande e a festa dos Bonecos Gigantes da aldeia. Esta pesquisa de doutoramento no âmbito do doutorado em Artes Cênicas da Universidade de Brasília dedica-se a afetar-se pelas vivências e práticas da Aldeia. Trabalham-se percepções com os direcionamentos do campo teórico da Etnocenologia. Este artigo se dedicará a apresentar os personagens bonecos que fazem parte da festa, com recorte sobre as origens particulares dos personagens como forma de entrada na compreensão da festa. Serão apresentados aqui os bonecos protagonistas da festa, sendo eles: Galo Alto, Galo Tabokão, Galo Imperioso, Galo União e Galo Mahandukà, o Amarelo, a Boíuna, o Cobaçu e a Mãe Bá. Pretende-se delinear a importância e história desta festa, bem como por luz sobre a tese defendida no doutoramento que diz respeito a criação de uma tradição como local de pertencimento implementada pelos criadores da Aldeia TabokaGrande.

Referências

BIÃO, Armindo. A vida ainda breve da etnocenologia: uma nova perspectiva transdisciplinar para as artes do espetáculo. Cátedra de Artes n. 10, 2011. Faculdad de Artes. Pontifícia Universidad Católica de Chile. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbep/a/pGzpzbB4sqfWnmBftPVLtxr/?lang=pt.Acessoem:07 jul. 2021.

BIÃO, Armindo. Um léxico para a etnocenologia: proposta preliminar. In: BIÃO, Armindo. Etnocenologia e acena baiana: textos reunidos, pp. 33-44. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009. Disponível em: https://silo.tips/download/etnocenologia-e-a-cena-baiana-textos-reunidos. Acesso em: 07 jul. 2021.

BIÃO, Armindo. Aspectos epistemológicos e metodológicos da etnocenologia: por umaCenologia Geral. In: Memória ABRACE I: Anais do I Congresso Brasileiro de Pesquisae pós-graduação emArtes Cênicas, Salvador: UFBA,1999; p. 364 – 367.

BEZERRA, N. A. A migração emPalmas/TO: a felicidade no imaginário social.

Porto Nacional, TO: UFT, 2013.

HOBSBAWM, Eric; RANGER,Terence. A invenção das tradições. RJ: Paz e Terra, 1984.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Cidades@.

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1. Acesso em: abr. 2019.

MAFFESOLI, M. O Tempo das Tribos – O declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

NUNES, Wertenberg. Vida, Obra e Aldeia TabokaGrande. Autor. Entrevista concedida para realização de pesquisa de doutoramento do entrevistador, Online: Via Google Meet, 2020.

PONTES, Juliana. A União que Virou Vila. (História das Arnos, região norte de Palmas). 2013. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SN7a6d30puA.

RAÍZES do Tocantins. Taquaruçu - Bonecos Gigantes da Aldeia Taboka Grande. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=viJKbo2QsTk.

TEIXEIRA, L.F.C. A formação de Palmas. In: Revista UFG, Goiânia, 2009.

VELOSO, Graça. Paradoxos e Paradigmas: a Etnocenologia, os saberes e seus léxicos. In: Repertório, Salvador, nº 26, 2016.p.88-94.

Publicado
2021-12-16
Seção
Etnocenologia