Memórias e trânsitos: saias na rua

  • Alissan Maria da Silva IFF

Resumo

Este artigo integra o escopo dos estudos acerca da performance das Saias de Axé, pesquisa de doutoramento desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Unirio (2020). Como Saias de Axé estão compreendidas aquelas utilizadas por mulheres no espaço-tempodas tradições dos seus terreiros de Candomblé, onde exercem seus papéis e funções no cotidiano e na liturgia da tradição. Assim, a relação Saia-Mulher-Candomblé fricciona o corpo feminino negro como autoria e eixo de perpetuação de “corpo e alma” de tradições da afrodiáspora no Brasil.  Nessa perspectiva, esse termo é, então, cunhado por nelas, nas Saias de Axé, estarem inscritas a construção sócio-política dessas mulheres que “ganham” as ruas e reinam em seus terreiros e, sobretudo, por nelas estarem costuradas a subversão em formatos, ornamentos e barrados pelo movimento espiralar que “dançam” nos territórios do terreiro. Dentre as peças que compõem o traje feminino do Candomblé, a saia é aquela que emblematiza a atividade econômica feminina do “ganho” e cuja memória continua bordada em nossos cotidianos nos terreiros bem como nas ruas, a exemplo do ofício das baianas do acarajé. A atividade de comércio nos mercados, feiras e ruas foi de imperativa presença feminina negra na construção histórica do Brasil e, está fortemente alicerçada ao lugar que esta mulher negra também construiu para si no Candomblé.  Desse modo, na busca pela aproximação da dimensão e potência do encontro de uma mulher de Candomblé com sua saia, esse trabalho aciona a construção da matrilinearidade no Candomblé intrinsecamente costurada à noção de matrifocalidade, costurando assim diferentes camadas dessas ondas que se propagam pelo movimento espiralar das saias rodadas. Com isso, a reconstituição do cotidiano da mulher negra na rua resgata traços culturais que revelam a relação das culturas afrodiaspóricas com o espaço público, bem como sublinham a rua como espaço de atuação feminina da mulher africana, incidindo importante marcadores culturais em nosso contexto de construção colonial, em que a rua é território de sua exploração, mas também de sua transgressão para a liberdade.

Biografia do Autor

Alissan Maria da Silva, IFF
Doutora em Artes Cênicas - PPGAC Unirio, orientada por Zeca Ligiéro. Professora do curso de Licenciatura em Teatro - IFF, campus Campos dos Goytacazes.

Referências

AUGRAS, Monique Rose Aimee. De Iyá Mi a Pomba-Gira: transformações e símbolos da libido. In: MOURA, Carlos E. M. Candomblé: religião do corpo e da alma: tipos psicológicos nas religiões afrobrasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2000.

BERNARDO, Teresinha. Negras, mulheres, mães: lembranças de Olga de Alaketu. Rio de Janeiro: Pallas, 2003.

LIGIÉRO, Zeca. Candomblé is Religion-life-art. In: Divine Inspiration: From Benin to Bahia. University of New Mexico Pr, 1993.

LIMA, Cláudia. A construção de poder no matriarcado na base sacerdotal afro-brasileira: mormatização das Casas de Culto de Matriz Iorubá, no Recife e em Salvador, a partir de estudos em Abeokuta, na Nigéria. In: Paralellus. Recife: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, v.1, n.2, p.35-51, 2010.

LODY, Raul. Moda e história: as indumentárias das mulheres de fé. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2015.

SCHECHNER, Richard. O que é performance. In: Revista O percevejo. Rio de Janeiro: UNIRIO - Programa de Pós Graduação em Teatro, v.12, n.11, 2003.

SANTOS, Maria Stella de Azevedo. Meu Tempo é Agora. 2ª ed. Salvador: Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, 2010.

SOARES, Cecília Moreira. As Ganhadeiras: Mulher e Resistência Negra em Salvador no Século XIX. In: Revista Afro-Ásia, Salvador: UFBA, v. 17, p.57-71, 1996.

SILVA, Alissan Maria da. Saias de Axé: Giro Sagrado das Mulheres de Candomblé. Tese (Doutorado em Artes Cênicas, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2020.

Publicado
2021-12-16
Seção
Estudos da Performance