Aproximações do conceito de Verfremdungseffekt em A Negra Felicidade

Resumo

O artigo investiga uso da ideia de distanciamento (Verfremdungseffekt) de Brecht na construção da dramaturgia do espetáculo A Negra Felicidade, da companhia de teatro Alfândega 88. Através do uso da montagem e do estranhamento da forma em relação ao conteúdo, a dramaturgia fricciona documentos históricos que tratam sobre escravidão no Brasil, com textos literários que refletem sobre a exploração nas relações de trabalho. 

Biografia do Autor

Danielle Martins de Farias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Diretora, atriz, arte-educadora, produtora e pesquisadora. Doutoranda em Teatro pela UNIRIO, mestre em Artes da Cena pela UFRJ (2019), com bolsa da CAPES, pós-graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna (RJ, 2012), graduada em Teatro pela Faculdade CAL (RJ, 2017) e graduada em Direito pela UERJ (1999). Formou-se no curso profissionalizante de atores da CAL - RJ (2000). Cursou o CPT - Centro de Pesquisa Teatral - SP (2002). 

Referências

BENJAMIN, Walter. Ensaios sobre Brecht. São Paulo: Boi Tempo, 2017.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

BISIAUX, Lîlâ. Deslocamento Epistêmico e Estético do Teatro Decolonial. In: Revista Brasileira de Estudos da Presença vol.8 no. 4 Porto Alegre out./dez. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/87003.

CRAVEIRO, Joana. Que teatro é este? Pensamento e processo de Um museu vivo de memórias pequenas e esquecidas. Sinais de Cena, série II, n. 1, 2016.

DA-RIN, Silvio. Espelho partido – tradição e transformação do documentário. São Paulo: Azougue Editora, 2008.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Abrir os campos, fechar os olhos: imagem, história, legibilidade. In: Remontagem do tempo sofrido: o olho da história II. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018a.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Aposição do exilado: expor a guerra; A composição das forças: remostrar a política; A interposição dos campos: remontar a história. In: Quando as imagens tomam posição: o olho da história I. Belo Horizonte: Ed. UGMG, 2018b.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: história da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: UFMG. 2015.

FÉRAL, Josette. Distanciamento e multimídia ou Brecht invertido. In: Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Depois de aprender com a História. In: Em 1926: vivendo no limite do tempo. Rio de Janeiro: Record, 1999.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus Editora, 2005.

PICON-VALIN, Béatrice. Os novos desafios da imagem e do som para o ator. Folhetim, Rio de Jasneiro, Teatro do Pequeno Gesto, n.21, p. 6-23, jan-jun, 2005.

ROSELFELD, Anatol. Bertold Brecht. In: A arte do teatro: aulas de Anatol Rosenfeld. São Paulo: Publifolha, 2009.

Publicado
2021-12-16
Seção
Dramaturgia, Tradição e Contemporaneidade