Os 10 anos da licenciatura em dança do IFB: criação de conteúdo audiovisual em redes sociais

Resumo

Em 2020, o Curso de Licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília completou dez anos, ainda assim, não é conhecido por toda a comunidade do DF. O site institucional possui informações reduzidas sobre os cursos e a divulgação de informes ocorre por e-mail e/ou Whatsapp. Esta pesquisa teve como objetivos realizar a divulgação da história da criação do curso; dar visibilidade às suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e melhorar a comunicação com a comunidade. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e iconográfica; levantamento de materiais; criação de conteúdo para as Redes Sociais e divulgação para a comunidade. Em consulta à comunidade interna, foi constatado melhorias no acesso às informações após a criação das Redes Sociais do curso, reforçando a importância e necessidade das ações da pesquisa. Foram utilizadas também para divulgação de informes e eventos, além de atendimentos à comunidade, servindo como um eficiente canal de informação e comunicação.

Biografia do Autor

Daiana Fernandes Ribeiro Gomes, Instituto Federal de Brasília

MBA em Assessoria Executiva. Graduada em Processos Gerenciais e em Gestão de Eventos. Técnica em Comunicação Visual. Graduanda em Licenciatura em Dança (IFB). Bolsista PIBIC FAP-DF

Juliana Cunha Passos, Instituto Federal de Brasília - IFB

Docente da Licenciatura em Dança - IFB. Doutora e Mestre em Artes da Cena - Unicamp. Bacharel e Licenciada em Dança - Unicamp.

Referências

BENEVENUTO, Fabrício. Redes sociais on-line: técnicas de coleta, abordagens de medição e desafios futuros. In: Tópicos em sistemas colaborativos, interativos, multimídia, web e banco de dados. Sociedade Brasileira de Computação, 2010. p. 41-70.

CRARY, Jonathan. Técnicas do observador. Ed. Contra Ponto. Rio de Janeiro. 2012.

DIAS, Belidson. O i/mundo da educação em cultura visual. Brasília: Editora da Pós Graduação em Arte da Universidade de Brasília, 2011.

INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança. Brasília: IFB, 2019. Disponível em: https://www.ifb.edu.br/attachments/article/22990/01_PPC%20LiDan%20-%202019%20versa%20corrigida_.pdf> Acesso em 13.08.2021 21:40

Endereços eletrônicos:

https://forms.gle/prbntPjnEThvJ68x8

www.ifb.edu.br

https://www.ifb.edu.br/index.php/estude-no-ifb?id=1725

https://www.ifb.edu.br/estude-no-ifb/escolha-o-seu-curso

https://www.oficinadanet.com.br/post/16064-quais-sao-as-dez-maiores-redes-sociais

https://www.cuponation.com.br/insights/facebook-users

Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação