Materialidades e superfícies dançantes nos rituais de escrita

  • Aline de Oliveira Bernardi Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Diane Portella Oliveira de Assis Celeiro Moebius e di[versa]

Resumo

Este artigo se apresenta enquanto uma troca de correspondências e traz à baila as relações corporais entre as múltiplas materialidades e superfícies dançantes nos rituais de escrita. Quem/O que dança enquanto escrevemos? Por quê escrevemos? A letra no papel, o caderno no espaço, os papéis e suas texturas, a mão com a caneta, o corpo em suas transferências de peso. Qual a implicação do corpo no ato de escrever? O Lab Corpo Palavra, procedimento artístico pedagógico de autoria da artista-pesquisadora da dança Aline Bernardi, propõe articular uma convivência com as escritas em suas qualidades do movimento e modulações dos estados de presença. Uma escrita que possa ser continuidade do campo afetivo, numa ressonância poética-ética-política com os ecos das sensorialidades.Diane Portella é artista do papel e criadora da di[versa], que se dedica à feitura de cadernos e livros artesanais. Os cadernos e/ou as muitas texturas de papéis são trazidos à cena como uma extensão da pele, como suportes para a expressão dos afetos; os cadernos não são objetos de utilidade, são superfícies que criam dança. Ambas as artistas são intérpretes criadoras do selo artístico Celeiro Moebius, que vem sendo um espaço coletivo de intersecção das poéticas que surgem em consonância com a proposta de investigação do Lab Corpo Palavra.

Biografia do Autor

Aline de Oliveira Bernardi, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Artista da dança com ênfase nos estudos de improvisação e contato improvisação. Educadora e pesquisadora. Mestranda em Dança pelo PPGDAN/UFRJ. Pós Graduada no Programa PCA  da Faculdade Angel Vianna (FAV) [2019]. Aperfeiçoamento em Performance pelo F.I.A. do c.e.m., de Lisboa [2015]. Graduada em Licenciatura Plena em Dança na FAV com a pesquisa CORPO PALAVRA [2012]. Formação Téc. em Dança Contemporânea pela EAV
[2008]. Professora Substituta de Dança do Colégio Pedro II - Unidade Realengo II.

Diane Portella Oliveira de Assis, Celeiro Moebius e di[versa]
Artista do corpo e do papel, encadernadora artesanal. Pesquisa processos criativos que costuram escrita, papel e movimento num mundo de minúcias Graduada em Dança pela UFBA, e Pós Graduada pelo Programa PPGDAN - Curso Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança. Artista criadora do Celeiro Moebius. Fundadora da di[versa].

Referências

BERNARDI, A. Lab Corpo Palavra: corpo que escreve corpo e o artista cartógrafo. Monografia (Especialização em Preparação Corporal das Artes Cênicas) – Faculdade Angel Vianna, Rio de Janeiro, 2019.

BERNARDI, A. Lab Corpo Palavra: micropolítica ativa nas atividades remotas. In: SILVA, B.; BASTOS, M.; TOURINHO, L.; ROCHA, L. (Orgs). Carnes Vivas: dança, corpo e política (Coleção Quais Danças estarão por vir? Trânsitos, poéticas

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. In: Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf. Acesso em: 27 mar. 2020.

BORGES, H. Sopros da pele, murmúrio do mundo. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.

BORGES, Laís Gomes. Performance: Victor Turner. In: Enciclopédia de Antropologia. Universidade de São Paulo, Departamento de Antropologia. São Paulo, 2019. Disponível em: https://ea.fflch.usp.br/conceito/performance-victor-turner

FERNANDES, Ciane. Em busca da escrita com dança: algumas abordagens metodológicas de pesquisa com prática artística. In: Dança, v. 2, n.2, p. 18-36, jul/dez: Salvador, 2013.e políticas do corpo, 9). Salvador, ANDA, 2020.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

SIMAS, Luiz Antônio; RUFINO, Luiz. Fogo no mato: a ciência encantada das macumbas. Rio de Janeiro: Mórula, 2018.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si