Investigando as possíveis relações entre o jogo e a dança a partir de um processo colaborativo de criação

  • Jeyssi Luiza Nascimento Santos Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Esta pesquisa investiga o processo criativo Obscuricenidades, um dos resultados cênicos desenvolvidos dentro do Programa de Extensão Corpo Cênico da UFAL, propondo uma reflexão sobre a relação dos jogos nas artes cênicas. O processo vivencial de construção colaborativa dessa criação cênica instigou duas das discentes-criadoras no aprofundamento destas vivências dentro do âmbito da pesquisa, resultando em uma iniciação científica. E o objeto de estudo escolhido pelas pesquisadoras refere-se ao potencial do jogo e da improvisação dentro do âmbito da criação artística, e mais especificamente dentro da criação colaborativa em Dança. Jogar, improvisar e dançar por vezes se mesclam em uma mesma ação que gera e/ou potencializa a cena dançada e nos motiva a investigar as especificidades e contaminações existentes entre esses elementos: jogo, improviso e dança.

Biografia do Autor

Jeyssi Luiza Nascimento Santos, Universidade Federal de Alagoas
Graduanda no curso de Licenciatura em Dança – UFAL, bailarina.

Referências

ALBUQUERQUE, Thiago Sampaio de Moraes. Crítica no Caderno B: ‘O corpo nas sombras do nosso tempo’. Gazeta de Alagoas, Maceió, 15 de junho de 2019. Disponível em: https://gazetaweb.globo.com/gazetadealagoas/noticia.php?c=334505. Acesso em 27 de setembro de 2020.

BENÍCIO, Felipe. Obscuricenidades e a face ambígua da Escuridão. Textão. Maceio, v.2, n.8, p.204-207, jun-dez. 2019. Disponível em: http://online.flophtml5.com/eojs/qyon/#p=1. Acesso em 27 de setembro de 220.

CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Lisboa: Cotovia, 1990.

GUERRERO, Mara Francischini. Formas de improvisação em dança. Salvador: Universidade Federal da Bahia – UFBA, 2008.

HASEMAN, B. Manifesto pela pesquisa performativa. In: CERASOLI, U. Resumos do V Seminário de Pesquisas em Andamento PPGAC/USP. v. 3.1. São Paulo: PPGAC/USP, 2015.p. 41-53.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. Editora Perspectiva, São Paulo, 1996.

LARA, Larissa Michelle; PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis. Resenha do livro os jogos e os homens: a máscara e a vertigem, de Roger Caillois. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 27, n. 2, p. 179-185, jan. 2006.

LUCCA, Lili. CRÍTICA de "Obscuricenidades": A dança em composições. Filé de críticas artes cênicas, Maceió, 26 de março de 2019. Disponível em: https://filedecriticas.blogspot.com/2019/03/critica-de-obscuricenidades-danca-em.html. Acesso em: 27 de setembro de 2020.

SANTINHO, Gabriela; OLIVEIRA, Kamilla. Improvisação em dança. Guarapuava, 2016.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação