Investigações errantes para experienciar um mundo novo

  • Letícia Merlo Universidade Estadual do Paraná
  • Diego Elias Baffi Universidade Estadual do Paraná

Resumo

Essa pesquisa investiga a construção de modos de experienciar o viver no mundo sem estar presa à necessidade em ser útil. Para experimentar o tempo e o espaço público, escolheu-se errar, caminhar pela cidade tomada pela simples vontade em ir, em continuar indo só pelo prazer do caminho. Parte assim, sem uma linha traçada entre pontos no mapa, mas com um início singelo que seguirá a deriva pelas palavras andantes no papel. Parte da errância em arte. Por isso, o presente estudo visa compreender a deriva em arte, tendo como ponto de partida o cruzamento entre experiências práticas e estudos teóricos com base crítica principal nas teorias de Paola Berenstein Jacques e Verônica Veloso e teóricos da geografia humanista, principalmente Yi-Fu Tuan. A partir desses saberes, estão sendo experimentadas ações artísticas virtuais e presenciais que se configuram como modos de (sobre)viver na cidade de modo individual e coletivo.

Biografia do Autor

Letícia Merlo, Universidade Estadual do Paraná

Graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Curitiba II/ Faculdade de Artes do Paraná (FAP). Voluntária  no Programa de Iniciação Científica da Unespar. Estagiária na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Unespar. 

Diego Elias Baffi, Universidade Estadual do Paraná
Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestre em Artes pela mesma universidade (2009) e Doutor pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2019). Professor efetivo da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – Campus Curitiba II (FAP). 

Referências

BONDÍA, Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Tradução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p.20- 28, jan./abr. 2002. Disponível em: https://goo.gl/MKAK9U. Acessado em: 13/08/2021.

JACQUES, Paola Berenstein. Elogio aos errantes. Salvador : EDUFBA, 2012.

LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

MERLO, Letícia. Audiotour: movimento para mover para dentro / mover: experimentos sonoros para habitar novos mundos. Youtube, 10/08/2021. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kjuntbZlbsc&list=PLn3346PnbM0F2Oj_UIFV2ukekzrOwlhYl&ab_channel=Let%C3%ADciaMerlo. Acessado em: 13/08/2021 às 15:46.

QUANDONDE. Quandonde- intervenções urbanas em arte, 2021. A plataforma. Disponível em: https://www.quandonde.com.br/a-plataforma. Acessado em 13/08/2021 às 15:50.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Trad. Lívia de Oliveira. – São Paulo: DIFEL, 1983.

VELOSO, Verônica Gonçalves. Percorrer a cidade a pé - ações teatrais e performativas no contexto urbano. 2017. 422f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação