Palhaço Xamego: imbricamentos filosóficos entre gênero e biopoder/biopotência

Resumo

Este artigo examina a expressão de Maria Eliza que atuava como palhaço Xamego, no grupo Circo-Theatro Guarani. A pesquisa vem sendo realizada a partir das fontes orais transcritas por Mariana Gabriel e sua equipe- família, disponíveis no blogspot do palhaço Xamego. Bem como, buscamos ampliar as fontes em outras mídias digitais, como acervos de livros e imagens. Como palhaço mulher, quais eram os números, a dramaturgia de sua palhaça, o corpo, o figurino, os trejeitos, as marcações em palco? Esse revisitar a história traz atravessamentos que emergem a partir das investigações, o percurso do palhaço/clown e das mulheres na comicidade e na palhaçaria. Assim como imbricamentos filosóficos e historiográficos, entre mulheres na história, questões de gênero e o movimento feminista. Para isso teremos como aportes teóricos as relações entre modulação dos corpos e relações de poder (biopoder e biopolítica) com Michael Foucault, e as análises de Silvia Frederic em relação à mulher e ao capitalismo.

Biografia do Autor

Olívia Mara Rodrigues Melo, Universidade Federal de São João del Rei

Graduada em Teatro e mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal de São João del Rei. Bolsista pela agência de fomento: FAPEMIG/ Artista, palhaça e professora

Alberto Ferreira da Rocha Junior, Universidade Federal de São João del Rei
Prof. Dr. Universidade Federal de São João del-Rei.

Referências

ALVES, B. M; PITANGUY, J. O que é feminismo?. 6.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. 77 p.

ANDRADE, S. C. J. O teatro no circo brasileiro - Estudo de caso: circo-teatro pavilhão Arethuzza. Tese (Doutorado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo/ SP. 2010.

ASSMANN, S. et al. Corpo e biopolítica: poder sobre a vida e poder da vida. XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Recife. Anais Recife: Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, 1 CD ROM, GTT 3.2007.

CARDOSO, M. C. B. O. Ópera, Commedia Dell´Arte e palhaçaria feminina: estudos a partir da ópera Pagliacci de Ruggero Leoncavalo. Rebento, São Paulo, n. 8, p. 226-204, jun. 2018.

CASTRO, A. V. Elogio da bobagem - palhaços no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005.

ECO, U. História da beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.

FEDERICI, S. Calibã e a bruxa. Mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Elefante, 2017.

FOUCAULT, M. - Vigiar e punir –Terceira parte- Os Corpos Dóceis. Tradução de Raquel Ramalhete. 20 ed. Petrópolis: Editora Vozes Ltda., 1987. 288p.

GABRIEL, M. Minha avó era palhaço: Documentário que conta a história da primeira palhaça negra no Brasil. site virtual GELEDÉS Instituto da mulher negra.2016.

GAZEAU, A. Los bufones. Barcelona. Biblioteca das Maravillas. Daniel Cortezo y cia, 1985.

KASPER, K. M. Experimentações clownescas: os palhaços e a criação de possibilidades de vida. Tese de Doutorado. Campinas: Faculdade de Educação, UNICAMP. Financiada pela FAPESP. 2004.

MINOIS, G. História do riso e do escárnio. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

NASCIMENTO, E. C. M. Comicidade feminina – as possibilidades de criação do Cômico no trabalho de mulheres palhaças. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas), Universidade Federal da Bahia/ BA, 2014.

PELEGRINI, M. A. Foucault, feminismo e revolução. Anais do XXI Encontro Estadual de História – ANPUH-SP. Campinas, 2012, pp.01-12.

PELBART, Peter Pal. Vida capital ensaios de biopolítica. São Paulo: Editora Iluminuras LTDA, 2003.

SILVA, E. Circo-Teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil. São Paulo: Altana, 2007.

SILVA, C. T.; GERMANO, W. J. Entre lonas e picadeiros: um estudo sobre as artes circenses. 2017

Publicado
2021-12-16
Seção
Circo e Comicidade