Pedagogia das Artes Cênicas em diálogo com a cosmopercepção da Etnocenologia – abordagens afetiva, espetacular, metodológica e um pouquinho mais

Resumo

Trata-se este artigo de uma resposta reflexiva diante a relação da Pedagogia das Artes Cênicas em diálogo com a Etnocenologia na Educação Básica. Suas fronteiras, reflexões e sentimentos pessoais diante uma abordagem histórica e estética.

Biografia do Autor

Joselito Eduardo Matos Sampaio, Grupo de pesquisa AFETO- UNB, Secretaria de Estado de Eduacção- DF

Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal- SEE- DF desde 1998, realizou pesquisa de Mestrado no departamento de Artes Cênicas da UnB de 2018 a 2020, pelo ProfArtes. Atualmente realiza atividade de formação continuada com estudantes de Pedagogia das Artes Cênicas como Preceptor na Residência Pedagógica pela parceria SEE- DF e Unb.

Referências

ABREU, Joana. Registro, avaliação e apresentação de resultado em oficinas de teatro: formação do professor/formação do aluno. In: HARTMANN, Luciana; VELOSO, Graça (Org). O teatro e suas pedagogias: práticas e reflexões. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016. p. 195- 212.

ABRUNHOSA, Ariane. Anísio Teixeira: educação, cultura e tecnologias da sociedade industrial para a sociedade da informação. In: PEREIRA, Eva; COUTINHO, Laura; RODRIGUES, Maria (org.). Anísio Teixeira e seu legado à educação do Distrito Federal: história e memória. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. p. 257-282.

BIÃO, Armindo. Etnocenologia, uma introdução. In: GREINER, Christine; BIÃO, Armindo (Org.). Etnocenologia: textos selecionados. São Paulo: Annablume, 1998. p. 15-21

BIÃO, Armindo. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.

CHAHIN, Samira Bueno. Cidade nova, escolas novas? Anísio Teixeira, arquitetura e educação em Brasília. / Samira Bueno Chahin; orientador José Tavares Correia de Lira. coorientador Diana Gonçalves Vidal - São Paulo, 2018. Universidade de São Paulo-USP.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

DEWEY, John. Arte como experiência. BOYDSEON, Jo Ann (org.). Tradução Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

ICLE, Gilberto. Para apresentar a Performance à Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, v. 35, n. 2, p. 11-22, 2010.

LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, v.19, n2, p.04-27, jul./dez., 2011.

RICARDO, Luciana de Maya. Do ideário pedagógico de Anísio Teixeira para Brasília às escolas parque contemporâneas. In: PEREIRA, Eva; COUTINHO, Laura; RODRIGUES, Maria (org.). Anísio Teixeira e seu legado à educação do Distrito Federal: história e memória. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2018. p. 215-238.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ́. Visualizing the body: western theories and african subjects. In: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P.J. (eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, 2002, p. 391-415. Tradução Wanderson Flor do Nascimento. Disponível em: https://filosofiaafricana.weebly.com/uploads/1/3/2/1/13213792/oy%C3%A8r%C3%B3nk%E1%BA%B9%CC% 81_oy%C4%9Bw%C3%B9m%C3%AD_-_visualizando_o_corpo.pdf. Acesso em: 13 jul. 2020.

SANTA BRÍGIDA, Miguel. O auto do círio: drama, fé e carnaval em Belém do Pará. BRITO, Waldete; LIMA, Wlad; SANTA BRÍGIDA, Miguel (Org.). Belém: PPGArtes Universidade Federal do Pará. 2014.

SANTA BRÍGIDA, Miguel. A etnocenologia na Amazônia: trajetos- projetos-objetos-afetos. Repertório, Salvador: Universidade Federal da Bahia, ano 18, n. 25, p.13-23, 2015.

TEIXEIRA, Anísio. Plano de construções escolares de Brasília. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, vol. xxv, n.81, jan./mar. 1961. p.195-199. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Ministério da Educação e Cultura. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001673.pdf Acesso em: 10 mar. 2020.

TEIXEIRA, Anísio. Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro, v.31, n.73, jan./mar. 1959. p.78-84. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Ministério da Educação e Cultura. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001673.pdf Acesso em: 10 mar. 2020.

VELOSO, Graça. Os saberes da cena e o recorte da pedagogia do teatro: uma possibilidade metodológica. In: HARTMANN, Luciana; VELOSO, Graça (Org). O teatro e suas pedagogias: práticas e reflexões. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2016.

VELOSO, Graça. Paradoxos e paradigmas: a etnocenologia, os saberes e seus léxicos. Repertório, Salvador, nº 26, p.88-94, 2016.1.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas