Partilhas em meio à pandemia: por um protocolo poético e dançado de volta às aulas

  • Carolina Romano de Andrade Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho -UNESP https://orcid.org/0000-0002-1582-8965
  • Luiza Romani Ferreira Banov Universidade de São Paulo – ECA/USP
  • Renata Fernandes dos Santos Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – IA-UNESP

Resumo

Esse artigo partilha o processo de escrita à distância do livro Movimentos de Afeto: por um protocolo poético e dançado de volta às aulas, elaborado por um núcleo de artistas/educadoras da dança e impulsionado pela pandemia de Covid-19. A metodologia de escrita se deu ao longo de seis meses por meio de ferramentas virtuais de encontro, escrita e edição em tempo real, que possibilitaram a conexão e trocas reflexivas das cinco profissionais da dança e da educação. O trabalho abarcou a diversidade de experiência de cada autora, abordando as problemáticas e impactos da pandemia ao ensino da dança a partir de um conjunto múltiplo e heterogêneo de perspectivas. Neste contexto foram partilhadas as inquietações sobre a volta às aulas e sua relação com as práticas em dança no contexto de isolamento social. Por fim, o presente artigo apresenta um panorama de momentos unificadores da escrita fundamentais para uma obra coletiva, bem como descreve como foi possível a compilação destas ideias, reflexões e experiências em um formato de livro digital no intuito de contribuir com necessidades urgentes que o momento apresentou a artistas e educadores da dança

Biografia do Autor

Carolina Romano de Andrade, Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho -UNESP
Carolina Romano de Andrade – Artista da Dança licenciada em Dança pela UNICAMP com mestrado em Artes pela mesma Universidade, doutora em Arte Educação, com Pós-Doutorado em Artes pelo IA/UNESP e pelo PPGARC/UFRN. Atua como professora colaboradora do Mestrado Profissional em Artes, PROFARTES, UNESP/SP.
Luiza Romani Ferreira Banov, Universidade de São Paulo – ECA/USP

Luiza Romani Ferreira Banov – Doutora em Artes Cênicas-Dança ECA/USP. Pré-treinadora em GYROTONIC® e GYROKINESIS® e idealizadora do Núcleo Dédalos de pesquisa de/em movimento (Piracicaba/SP). Coordena o grupo de pesquisa Pé de Dança Pedagogias da Dança e Antroposofia (Faculdade Rudolf Steiner/Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

Renata Fernandes dos Santos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – IA-UNESP
Renata Fernandes dos Santos – Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP e mestre em Artes pelo IA/UNESP. Professora de arte/dança na educação básica pública e coordenadora do grupo/linha de pesquisa Pé de Dança: Pedagogias da Dança e Antroposofia (Faculdade Rudolf Steiner/Universidade Federal do Triângulo Mineiro).

Referências

ANDRADE, Carolina Romano; SANTOS, Renata Fernandes; BANOV, Luiza Romani Ferreira. Danças de um Tempo: Pedagogias da ausência em meio à pandemia, Revista Cena, Porto Alegre, nº 34 p. 73-82 maio/ago. 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/cena/article/view/110540. Acesso em: ago. 2021.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Pedagogia das Artes Cênicas