O direito de existir modos e maneiras de ser através da performance

  • Luiz Naim Haddad Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Este trabalho está centrado no desenvolvimento do pensamento, no sentido de compreender a performance como um ente, baseado na noção de ser como modos e maneiras de existir. Para tanto, sigo na esteira do filosofo francês Etenne Souriau, que traz a arte para o cerne da discussão ontológica. Um contínuo processo de instauração e anáfora de um ser desde uma condição virtual de quase não existência para uma existência plena e indubitável no plano das coisas. Essa função instauradora pressupõe uma relação com o direito de existir através de seus modos e maneiras de ser., e consequentemente a liberdade em fazer existir planos de existência e seus respectivos pontos de vista diante das perspectivas possíveis em uma paisagem e arquitetura da consciência. Nesse sentido posiciono as artes da cena, diante de seu plano de existência, como modo libertário de trazer ao mundo uma diversidade de pontos de vista e renovação do pensamento, mas que, porém, se constitui cerceado pelo modo de ser institucional, operando de maneira tirana e encapsulando tal caráter libertário em condições restritas de legitimidade diante das diretrizes de um sistema comprometido com a apropriação do direito à liberdade.

Biografia do Autor

Luiz Naim Haddad, Universidade Federal de Santa Maria

Professor efetivo do Curso Dança Bacharelado da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Referências

HADDAD, Luiz Naim. Escuta, movimento, modos e maneiras de existir em performance. Tese (Doutorado em Teatro) Florianópolis, Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, 2020.

HADDAD, Luiz Naim. Ética. Tradução Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Edições de Ouro, 2009.

LAPOUJADE, David. As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.

SOURIAU, Etienne. Los diferentes modos de existência. Argentina: Cactus, 2017.

SOURIAU, Etienne. A correspondência das artes. São Paulo: Edusp, 1983.

Publicado
2021-12-16
Seção
Artes Performativas, Modos de Percepção e Práticas de Si