O teatro brasileiro e as ações globais do início do segundo pós-guerra

  • Manoel Levy Candeias Escola de Comunicações e Artes - ECA - USP/ Escola Superior de Artes Célia Helena

Resumo

Nesta comunicação, apresento um panorama das possíveis relações entre o Teatro Brasileiro de Comédia e o Teatro de Arena com as “comunidades epistêmicas teatrais”, que promoveram, de modo programático, a circulação global de ideias e práticas teatrais, a partir de 1945. Nesse movimento, alguns países desenvolvidos influenciaram no pensamento e na construção teatrais de alguns dos chamados “países emergentes”. A partir de uma pesquisa de pós-doutorado que realizo atualmente, aponto as convergências conceituais e práticas, bem como as evidências de uma independência entre tais acontecimentos e os projetos teatrais brasileiros que analiso.

Biografia do Autor

Manoel Levy Candeias, Escola de Comunicações e Artes - ECA - USP/ Escola Superior de Artes Célia Helena
Professor permanente do Bacharelado em Teatro e do Mestrado Profissional em Artes da Cena da Escola Superior de Artes Célia Helena. Pesquisador de pós-doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com supervisão da Profª. Drª. Maria Sílvia Betti. Ator e dramaturgo.

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Publicado
2021-12-16
Seção
História das Artes e do Espetáculo