Uma nova vereda se abre: as pesquisas de campo em dança do Brasil e em segmentos sociais marginalizados realizadas pela criadora do método bailarino-pesquisador-intérprete (bpi) de 1980 a 1986

Resumo

Neste artigo será descrito, principalmente, as pesquisas de campo em manifestações populares brasileiras, rituais e segmentos sociais marginalizados, realizadas por Graziela Rodrigues de 1980 a 1986. Este texto destaca a sua inovação e coragem a se lançar neste novo caminho, nesta maneira singular de realizar uma pesquisa de campo voltada para a criação artística nas Artes da Cena e ainda de desvendar o “Brasil dos Esquecidos”. Esse artigo é resultado de pesquisas bibliográficas, iconográficas e de análise de entrevistas.

 

Biografia do Autor

Paula Caruso Teixeira, Instituto de Artes-UNICAMP
Possui Graduação em História- Licenciatura Plena pela FEPI- Itajubá-MG, bacahrelado em Dança,mestrado em Artes e Doutorado em Artes da Cena, todos esses três pelo Instituto de Artes da Unicamp.  Desde janeiro de 2016 é docente Doutor I do Curso de Graduação em Dança – da cadeira de Dança do Brasil do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas- Unicamp- Campinas-SP.  Recentemente é professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena do IA da Unicamp.
Graziela Estela Fonseca Rodrigues, Instituto de Artes-UNICAMP
Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas, Daco - IA. Doutora em Artes; Psicóloga; Bailarina; Atriz; Diretora de espetáculo; Roteirista. Criadora do Método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete.

Referências

CORALINA, C. Vintém de cobre: meias confissões de Aninha. Goiânia: Ed. da Universidade Federal de Goiás, 1985.

KATZ, Helena. Verdade e talento em Graça Bailarina. Folha de São Paulo, São Paulo. 12/1/1981.

KATZ, Helena. O Brasil descobre a dança e a dança descobre o Brasil. Ed. DBA, 1994.

LOUPPE, L. Poética da dança contemporânea. Lisboa: Orfeu Negro, 2012.

NAVAS, Cássia. “Brasil, Brasilidades”. In Revue Noire- Número 22. Paris - França, 1996.

NAVAS, Cássia. “Dança Brasileira, no final do século xx”. In Dicionário SESC, A linguagem da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2003.

PINTO, Roberto. da Costa Mello. VentoForte o espaço da imaginação: os processos poéticos e o espaço cênico no teatro VentoForte. 2006. Dissertação (Mestrado). Escola de Comunicação e Artes (ECA), Departamento de Artes Cênicas, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP.

RODRIGUES, Graziela Estela Fonseca. Bailarino – pesquisador - intérprete: processo de formação, Rio de Janeiro: Funarte, 1997.

------------------------------. O método BPI (bailarino-pesquisador-intérprete) e o desenvolvimento da imagem corporal: reflexões que consideram o discurso de bailarinas que vivenciaram um processo criativo baseado neste método. 2003. Tese (Doutorado). Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

TEIXEIRA, Paula C. O santo que dança: uma vivência corporal a partir do eixo co-habitar com a fonte do método Bailarino-Pesquisador-intérprete (BPI). 2007. Dissertação (Mestrado). Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP.

VILAS, Paula C. Vozes entre festas: Vocalidades entre o trabalho de campo e a produção vocal em cena. 2007. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas. Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA.

Publicado
2021-12-16
Seção
Grupo de Pesquisadores em Dança