Experiências de formação de público para o teatro na cidade de Rio Branco - AC

  • Rylary Karen Targino da Silva Universidade Federal do Acre
  • Leonel Martins Carneiro Universidade Federal do Acre

Resumo

Esta pesquisa propôs elaborar um mapeamento das iniciativas de formação de público em Rio Branco, Acre nos anos de 2018 e 2019. Através da revisão teórica sobre o tema e da realização de entrevistas, buscou-se refletir sobre os impactos de tais iniciativas no ato do espectador teatral. Realizamos o mapeamento das iniciativas de formação de público e identificamos três instituições públicas que desenvolveram ações de mediação para o teatro nos anos de 2018 e 2019: a Usina de Arte João Donato, Centro de Multimeios - SEME e o Grupo de Teatro da Ufac. A partir da realização de entrevistas com os responsáveis pelos processos de mediação nas instituições e da aplicação de um questionário que é direcionado a artistas/grupos, buscamos informações para traçar um perfil de como é pensada a formação de público pelos agentes culturais que atuaram no teatro de Rio Branco nos anos de 2018 e 2019.

Biografia do Autor

Rylary Karen Targino da Silva, Universidade Federal do Acre
Estudante de Licenciatura em Artes Cênicas - Teatro na Universidade Federal do Acre.
Leonel Martins Carneiro, Universidade Federal do Acre
Professor dos cursos de graduação em Artes Cênicas: Teatro, ABI Teatro e do Mestrado em Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre.

Referências

ALMEIDA, Débora de. Matias: linguagem e teatro popular do Acre. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Acre, Rio Branco, AC, 2019.

CARNEIRO, Leonel Martins. A atenção e a cena. Dissertação de mestrado. São Paulo: USP, 2011.

CARNEIRO, Leonel Martins. Entrevista concedida a Rylary Karen Targino da Silva em 22 de março de 2021 na cidade de Rio Branco, Acre.

______. A experiência do teatro: de John Dewey ao espectador do teatro contemporâneo. Sala Preta, 2013.

______. Mediação cultural e teatro: História, experiências e propostas para um sistema integrado de Performação de Artistas e Espectadores. Textura - Revista de Educação e Letras, 2021.

______. Memórias do Projeto de Formação de Público da Cidade de São Paulo. São Paulo: L.M. Carneiro, 2013.

______. Traços de memória: a entrevista aberta como forma de sondar a experiência do espectador. In: ARANHA, Carmen S.; CANTON, Kátia. (Org.). Desenhos da Pesquisa: Novas Metodologias em Arte. 1ed. São Paulo: MAC/ USP, 2012c, p. 201-210.

_____. A experiência do espectador contemporâneo: memória, invenção e narrativa. Rio Branco: Edufac, 2021.

DESGRANGES, Flávio. Mediação Teatral: anotações sobre o Projeto Formação de Público. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, 2018.

DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GONÇALVES, Marilia. Entrevista concedida a Rylary Karen Targino da Silva em 28 de abril de 2021 na cidade de Rio Branco, Acre.

GRUTE. TEIA UFAC, 2021. Disponível em: https://www.teiaufac.com.br/sobre-grute/ Acessado em 09/08/2021.

LUIZ, Manoel. Entrevista concedida a Rylary Karen Targino da Silva em 29 de abril de 2021 na cidade de Rio Branco, Acre.

MARQUES, Maria do Perpétuo Socorro Calixto. A cidade encena a floresta. Rio Branco: EDUFAC, 2005.

MELO, Elderson Melo de. Teatro de grupo no Estado do Acre: trajetória, prática e a inserção do estilo regional (1970-2010). Dissertação (mestrado) - UNICAMP, IA, Campinas, SP, 2010.

PESSOA, Simone. Entrevista concedida a Rylary Karen Targino da Silva em 07 de maio de 2021 na cidade de Rio Branco, Acre.

SALCEDO, Diego Andres. Mediação Cultural. Disponível em: https://issuu.com/camilacestaricerreti/docs/livro_final_capas Acessado em 10/06/2021.

WENDELL, Ney. Estratégias de mediação cultural para a formação de público. Distrito Federal: Sistemas de Bibliotecas Públicos do Distrito Federal, 2014. Disponível em: https://issuu.com/sbpdf/docs/estrat__gias-de-media__ao-cultural_ Acessado em 14/07/2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação