Ensino sob a lona: estudo dos saberes circenses no circo do palhaço Vai-ou-racha

  • Estênio Marcos Elegran da Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Clara Lemos Santos Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

O presente artigo traz reflexões acerca do processo de transmissão oral dos saberes circenses presentes no circo do palhaço Vai-ou-racha. Aborda a relação de seus artistas com as variadas técnicas e saberes presentes no processo de ensino/aprendizagem sob a lona do circo. Busca dialogar com os pensadores da educação, em especial com os conceitos apontados por Santos e Meneses (2010) e Kahmann e Silveira (2018) relativos às epistemologias do norte e do sul, bem como com Von Simson (2007) no tocante à educação formal. Ao trazer os pensadores do circo, busca estabelecer as correlações entre as estruturas presentes nos processos de transmissão de saberes no circo-família, como conceituado por Silva (2009). São instrumentos desta pesquisa: entrevistas realizadas com os membros do circo do palhaço Vai-ou-racha e revisão sistemática da literatura sobre os assuntos abordados. Este estudo procura demonstrar que as variadas técnicas e abordagens presentes no processo de transmissão dos saberes circenses ocorridos debaixo da lona, são métodos válidos para a construção de conhecimento, consolidação de saberes, tanto quanto outros métodos utilizados nos processos de ensino/aprendizagem institucionalizados no sistema educacional brasileiro.

Biografia do Autor

Estênio Marcos Elegran da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais
Estudante de Licenciatura em Teatro pela Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais.
Maria Clara Lemos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora na área de corpo do Teatro Universitário da UFMG. Atua na área cultural como artista da cena, produtora cultural, pesquisadora. Antes de sua entrada na UFMG lecionou na Escola Nacional de Circo (RJ). Circo de Todo Mundo (BH). Formações na UFMG: Mestrado em Artes (ênfase Circo), graduação em Educação Física, técnico em Teatro.

Referências

BERNARDI, Paola. A Escola Fora da Escola. O futuro das coisas, 2017. Disponível em: https://ofuturodascoisas.com/escola-fora-da-escola/. Acessado em janeiro de 2021.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. A perna de pau circense – O mundo sob outra perspectiva. Revista Motriz, Rio Claro: Vol. 9 , nº 3, dic., p. 125-133, set-dez 2003. Disponível em: http://www.rc.unesp.br/ib/efisica/motriz/09n3/07Bortoleto.pdf. Acessado em fevereiro de 2021.

CASTRO, Alice Viveiros de. O Elogio da Bobagem: palhaços do Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Editora Família Bastos, 2005. 269p.

DUPRAT, Rodrigo Mallet; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. O corpo na formação dos circenses. Revista Ilinx, Campinas, v. 10, p. 11-22, 2015. Disponível em: https://gongo.nics.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/view/374. Acessado em fevereiro de 2021.

KAHMANN, Ana Paula; SILVEIRA, Éder da Silva. Sabedoria ou Epistemologia?: perspectivismo, corazonar e estar: questões para pensar a educação ameríndia. Cadernos de Pesquisa, v. 25, p. 87-104, 2018. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/9953. Acessado em outubro de 2020.

RAMOS, Douglas Rossi. Práticas punitivas e de controle na escola: um estudo de caráter genealógico. In: CONGRESSO DE LEITURA DO BRASIL,17., 2009, Campinas. Anais do 17º COLE, Campinas, SP,: ALB, 2009. Disponível em: http://alb.org.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem12/COLE_1376.pdf. Acessado em março de 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa; MENESES, Maria Paula. (orgs.) Epistemologias do sul. São Paulo: Cortez Editora, 2010.

SANTOS, Maria Clara Lemos dos. Transferência de aprendizagem: um percurso entre as técnicas aéreas circenses e a formação do ator. 2016. Dissertação (mestrado) Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

SILVA, Daniel Marques da. O palhaço Economia: vida e teatralidade circense. In: VI Congresso de Pesquisa e Pós Graduação em Artes Cênicas, 2010. Disponível em: http://www.portalabrace.org/vicongresso/historia/Daniel%20Marques%20da%20Silva%20-%20O%20palha%E7o%20Economia,%20vida%20e%20teatralidade%20circense.pdf. Acessado em março de 2021.

SILVA, Ermínia; ABREU, Luis Alberto de. Respeitável público… O circo em cena. Funarte, 1ª edição, 2009.

TORRES, Antonio. O Circo no Brasil. Colaboração Alice Viveiros de Castro e Márcio Carrilho. Rio de Janeiro – RJ: Editora Funarte e Atração ed. Ilimitadas, 1998.

VON SIMSON, Olga Rodrigues de Moraes; et al. Educação não-formal: um conceito em movimento. In: Rumos Itaú Cultural (org.). Visões singulares, conversas plurais. São Paulo: Itaú Cultural, v. 3, p. 13-42, 2007. Disponível em: http://d3nv1jy4u7zmsc.cloudfront.net/wp-content/uploads/2012/02/000459.pdf. Acessado em janeiro de 2021.

Publicado
2021-12-16
Seção
Pesquisas de Graduação