Diálogos entre voz e cena: possíveis barreiras do canto no teatro

Resumo

Partimos da pontuação de que várias pesquisadoras e vários pesquisadores das artes da cena observaram, em distintas oportunidades, aspectos do ato do cantar na cena teatral atravessadas por algumas dificuldades que podem ser popularmente traduzidas por barreiras. O presente trabalho parte desta observação, e propõe reflexões acerca do universo vocal/musical, contemplando discussões atuais que perpassam a decolonialidade e a busca de práticas com potenciais de deslocar a atriz e o ator em entendimentos plurais que valorizem a pessoalidade, tais como o método vocal da professora carioca Angela Herz e/ou pedagogias que valorizem a interculturalidade. Reverberando os diálogos com processos experimentados na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e na Universidade Federal da Grande Dourados, a comunicação perpassa inquietações presentes no grupo de pesquisa Vocalidade & Cena.

Biografia do Autor

Leticia Carvalho Moura, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Professora do Departamento de Interpretação da Escola de Teatro da Unirio - Centro de Letras e Artes (CLA)
Marcos Machado Chaves, Universidade Federal da Grande Dourados
Professor da área de Música e Cena da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras da UFGD.

Referências

BASTOS, Rafael José de Menezes. 1995. “Esboço de uma teoria da música: para além de uma antropologia sem música e de uma musicologia sem homem“. Anuário Antropológico 93, pp.9-73.

CARVALHO, Leticia. Um canto que é escuta. Rio de Janeiro: Synergia, 2019.

CHAMORRO, Graciela. História Kaiowá: das origens aos desafios contemporâneos. São Bernardo do Campo: Nhanduti Editora, 2015.

CHAMORRO, Graciela. A arte da palavra cantada na etnia Kaiowá. In: Société Suisse des Américanistes. Boletín no 73, p. 43-58, 2011.

CHAVES, Marcos. De trilhas sonoras teatrais a preparações musicais para artistas da cena. Rio de Janeiro: Synergia, 2020.

CHAVES, Marcos; CHAMORRO, Graciela. O pulso Guarani e Kaiowá como mediador em estudos musicais. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM SONORIDADES, 1., 2019, Universidade Federal de Santa Catarina. Anais (Resumos): Poderes do Som. E-book, 2019, p. 117-118.

DIAS, Ana. Ator, cena e musicalidade. In: CASTILHO, Jacyan (org). Música e musicalidade no espetáculo teatral. Revista Vox da Cena, Salvador, BA: Ano I nº 1, março de 2009.

HIKIJI, Rose Satiko. 2006. “Das possibilidades de uma audição da vida social”. In A música e o risco. São Paulo, Edusp/Fapesp. pp. 47-70.

MARSCHNER. Arami Argüello. Saberes do corpo Kaiowá – lugar de murmúrio e resistência. 2019. 222 f. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2019.

OLIVEIRA PINTO, Tiago de. 2001. “Som e música: questões de uma antropologia sonora”. Revista de Antropologia. v.44, n.1.

RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre ações físicas. Tradução: Patricia Furtado de Mendonça. SP: Perspectiva, 2012.

SEEGER, Anthony. 1977. “Por que os índios Suya cantam para suas irmãs?”. In: Velho, Gilberto (org.) Arte e Sociedade: ensaios de sociologia da arte. Zahar editores, RJ.

Publicado
2021-12-16
Seção
Processos de Criação e Expressão Cênicas